Como mestre de cerimônias, seu trabalho é manter um evento de programa ocorrendo sem problemas.
Como mestre de cerimônias, sua função é manter um evento de programa em andamento. É seu trabalho fazer com que as pessoas saibam o que está por vir, fazer uma breve introdução sobre o propósito do evento e também ajudar a manter a atenção do público. Você fará anúncios e apresentará as pessoas importantes em um determinado evento, seja um palestrante, um convidado de honra ou os noivos. Embora você tenha o controle do microfone, o evento não é sobre você, então não pare para praticar sua rotina em pé.
Você deve se sentir à vontade para falar em público e ser capaz de deixar o público à vontade.
Ao apresentar as pessoas em um evento, há algumas coisas a se ter em mente para garantir que você não cometa nenhuma gafe. Aqui está o que você precisa saber.
Saiba do que se trata o evento. Quando solicitado para hospedar um evento, você deve primeiro saber para que serve a festa ou confraternização. É um casamento em que você tem que apresentar a festa nupcial? É um fórum no qual você tem muitos palestrantes para apresentar ao público? O evento é um concurso de beleza? Existem muitos eventos que exigirão um MC. Como arte da sua preparação, você deseja saber quem será o público, quem são os palestrantes ou convidados ou homenageados e o que estarão fazendo. Isso o ajudará a vincular o propósito do palestrante no evento.
Saiba quem você deve apresentar. Seu trabalho principal como mestre de cerimônias é fazer apresentações das pessoas no palco durante um evento. Saiba como eles se parecem e como mesmo seu nome corretamente. Se for um nome que soe estrangeiro, você pode ensaiar como pronunciá-lo fluentemente. Certifique-se de usar o título ou designação correto ao fazer a introdução. O coordenador do programa deve fornecer uma lista dos nomes das pessoas que você apresentará.
Tenha um script básico a seguir. Você precisa de uma sequência básica de eventos que mostrará o fluxo do programa. Dessa forma, você fará suas apresentações na ordem adequada. É muito constrangedor chamar o nome de uma pessoa e descobrir que é uma pessoa totalmente diferente que entrou no palco.
Diga os nomes corretamente. Se você não tiver certeza de como os nomes são pronunciados, pergunte à pessoa e escreva foneticamente para não envergonhar a si mesmo ou ao falante dizendo isso incorretamente. Ensaie a maneira como você pronuncia o nome para que pareça natural e não artificial.
Seja curto e simples. Como mestre de cerimônias, seu trabalho é ajudar a manter o programa interessante e animado. Ao fazer suas apresentações, tente ser conciso. Evite fazer anedotas muito pessoais e potencialmente embaraçosas sobre a pessoa que você vai apresentar, mesmo que a conheça muito bem. Lembre-se, embora todos os olhos estejam em você, o evento não é sobre você. É sobre a pessoa que você apresentará.
Requer habilidade especial
É preciso ter uma habilidade especial para atuar como um MC. Você deve se sentir à vontade para falar em público e ser capaz de deixar o público à vontade. Se você fizer bem o seu trabalho, o público ficará entretido, os convidados de honra apreciarão seus esforços e o programa transcorrerá sem problemas.