Os governos locais, estaduais ou federais normalmente exigem que um indivíduo adquira autorizações ou licenças específicas antes de iniciar um negócio e colocá-lo em funcionamento. A razão para esta exigência é basicamente garantir que todo empreendimento comercial satisfaça os padrões em questão em relação ao negócio que está prestes a entrar. Isso significa que uma empresa deve ter pessoas com formação suficiente para realizar os serviços que estão sendo oferecidos ou que deve estar devidamente equipada para fornecer os produtos que estão sendo vendidos. No entanto, antes de entrar em um compromisso ou acordo com uma empresa supostamente estabelecida, é recomendável que você verifique se a licença de tal negócio é válida. Abaixo estão algumas dicas a serem consideradas ao fazer isso.
Saiba onde o negócio está estabelecido. Em primeiro lugar, é importante saber o local ou estado em que um indivíduo opera sua empresa. No entanto, há casos em que os limites do estado estão sendo cruzados no que diz respeito às atividades de uma empresa. Se não tiver a certeza, é aconselhável que além do endereço atual, verifique também o endereço anterior dessa empresa.
Saiba qual órgão licenciador está envolvido. A maneira mais simples de fazer isso é visitando o site do Secretário de Estado, onde são fornecidos links relativos à licença comercial. O motivo dessa etapa é que nem todos os estados têm o mesmo nome quando se trata do órgão licenciador. Em outros, esse órgão é denominado Departamento de Defesa do Consumidor, enquanto em outros, o órgão licenciador é denominado Divisão de Corporações ou Departamento de Regulação Profissional.
Faça uma pesquisa por diferentes parâmetros. Na maioria das vezes, os sites dos órgãos de licenciamento fornecem uma função de pesquisa em que você pode digitar diferentes parâmetros para procurar o negócio e, eventualmente, verificar a validade de sua licença.
Um parâmetro seria o número da licença. Esta é provavelmente a maneira mais rápida de determinar se uma licença é atual, válida e atribuída àquele indivíduo em particular cujo negócio você está verificando. Se a inserção do número não resultar em nenhum resultado, significa que não existe nenhuma licença com esse número.
Outro parâmetro seria o tipo de licença do negócio. Essa opção geralmente fornece um menu suspenso onde você pode selecionar o tipo de negócio envolvido. Este parâmetro restringirá muito a sua pesquisa.
Você também pode verificar a licença inserindo o nome do proprietário da empresa. No entanto, esta opção seria bastante enfadonha se o nome do proprietário fosse muito comum. Uma pesquisa certamente produziria muitos resultados.
É mais provável que você encontre a licença comercial que está procurando e verifique sua validade quando tiver mais informações sobre ela. Lembre-se de que fechar negócios com empresas não confiáveis só produz resultados frustrantes. Mais ainda, eles geralmente levam a becos sem saída. É fato que em todo empreendimento existe um risco correspondente. Mas isso não significa que você não possa diminuir esse risco. Lidar com empresas legítimas e confiáveis com documentação, licenças e autorizações adequadas certamente diminuiria a possibilidade de um empreendimento comercial malsucedido.