Uma carta é um documento de organização e fundação que resume o que uma organização é e o que ela faz. Embora um estatuto não seja um documento obrigatório para todas as organizações, pode se tornar necessário à medida que a organização cresce, a fim de fornecer uma estrutura organizacional e garantir que cada membro da organização tenha defensores semelhantes para a organização e para o foco da organização.
Para clubes - clubes universitários, clubes esportivos e assim por diante - sua carta constitutiva é chamada de "carta constitutiva". Este artigo se concentrará em como redigir uma carta constitutiva de clube.
Convoque os sócios do seu clube. Como um clube é uma decisão coletiva e vincula todos os sócios do clube, você deve obter as idéias dos demais sócios por meio de uma assembleia geral. Pergunte o que desejam incluir no regulamento, no que se concentram e assim por diante. Anote todas as sugestões e comentários sobre as sugestões.
Eleja uma comissão que redigirá a carta constitutiva do clube. Redigir uma carta constitutiva com o restante dos sócios do clube não é apenas impraticável, mas também cansativo. Portanto, sugere-se que durante a assembleia geral seja eleita uma comissão que redigirá a carta constitutiva do clube. Observe, entretanto, que eles devem fazer uso das sugestões e comentários transmitidos pelos demais membros.
Avalie as cartas constitutivas de outros clubes, mas não as plagie. Como guia, você pode navegar por exemplos de cartas constitutivas de clubes na Internet. Porém, não vá tão longe dependendo tanto deles que o leve a copiar seu conteúdo e plagiá-lo.
Faça um esboço de sua carta. Não existe um formato definido de como deve ser a carta constitutiva de um clube, portanto, tudo dependerá da sua criatividade e das necessidades do clube. No entanto, é necessário que você inclua no esboço o nome do clube, o preâmbulo, as comissões principais, os mandatos, os dirigentes, reuniões, quorum, regras de ordem, formas de emendar a carta constitutiva do clube, emendas, e outros detalhes necessários ao seu clube.
Escreva a declaração de missão. Uma declaração de missão é uma declaração breve por escrito que descreve a meta do seu clube. Ao escrever a declaração de missão, determine a quem seu clube atende, quais são seus objetivos e onde você deseja que seu clube esteja no futuro.
Defina as regras de ordem dentro do clube. Isso deve incluir os detalhes das reuniões regulares, a hierarquia, as funções dos dirigentes, as atividades do dia a dia do clube, a exigência de quorum de votação, questões de administração de dinheiro e assim por diante. Tudo isso deve ser escrito em detalhes no regulamento.
Previna futuros dirigentes de clube
Por último, é importante que você inclua as regras de emenda na carta. Embora você não deva emendar a carta constitutiva de vez em quando, ainda chega um ponto em que a carta constitutiva precisa ser emendada para atender às necessidades dos membros. Redigir regras de emenda também evitará que futuros dirigentes de clube emendem todo o regulamento se estiverem apenas fazendo pequenas alterações.