Uma carta de demanda legal, também chamada de LOD ou Carta de Demanda, é uma carta geralmente escrita por um advogado sobre obrigações monetárias que o destinatário supostamente não pagou. Este é o primeiro passo para resolver casos legais como dívidas e cheques devolvidos sem ter que ir ao tribunal. Se você recebeu uma carta de demanda e acredita que há um engano porque você não cometeu as ações alegadas na carta, você pode ligar para a pessoa que enviou a carta para falar sobre o assunto ou pode escrever sua resposta e enviá-la de volta para aquela pessoa.
Carta de demanda legal
Aqui estão as etapas sobre como responder a uma carta de demanda legal.
Diga do que se trata a carta. Após a saudação usual à pessoa que enviou a carta, siga com uma breve frase informando sobre o que é sua carta. Você pode afirmar que se trata de uma resposta à carta que recebeu sobre o assunto específico. Isso permitirá que o destinatário saiba imediatamente sobre o tópico de sua carta.
Resuma as informações erradas. Descreva resumidamente as alegações feitas na carta que foi enviada a você e declare claramente que elas estão incorretas. Isso é para informar ao destinatário que você não concorda com a alegação enviada a você.
Dê explicações detalhadas sobre cada informação errada. Faça uma alegação incorreta e explique por que você acredita que ela é incorreta, fornecendo os detalhes que você realmente acredita que aconteceram. Faça isso com todas as alegações feitas na carta que você considere incorretas. Reafirme as questões, dizendo que estas são as razões pelas quais você acredita que as alegações não são verdadeiras.
Liste as coisas erradas que o reclamante fez a você. Se você tiver alguma reclamação sobre a pessoa no passado, declare isso também em sua carta. No entanto, certifique-se de ter alguma base ou prova razoável para poder defender suas reivindicações. Isso só é aplicável se o reclamante realmente fez algo errado. Não faça acusações falsas, pois isso será ruim para o seu caso. Se houver ações erradas tomadas contra você, diga a eles que você está preparado para defendê-los.
Peça uma reunião. Se quiser resolver esse problema sem ter que ir ao tribunal, você pode pedir ao destinatário da carta que ligue para você para que possa falar sobre o assunto de maneira adequada ou você pode marcar uma reunião pessoalmente para uma discussão adequada. Uma reunião pessoal pode ser a melhor maneira, porque você pode discutir as coisas em detalhes.
Se ainda não se sentir confortável em escrever uma resposta a uma carta de demanda por você mesmo ou se precisar de mais informações sobre o processo, você pode contratar um advogado para ajudá-lo. Você também precisará de um advogado quando se reunir com o reclamante e seu advogado. Quer você escreva sua própria resposta à carta de demanda ou deixe um advogado redigir isso para você, é importante enviar a resposta o mais rápido possível para que o problema seja resolvido rapidamente.