Como registrar uma organização sem fins lucrativos?
Dr. Emílio Simon Santacruz Fil
• 3 min de leitura
O estabelecimento de uma nova organização sem fins lucrativos proporcionará ao seu grupo muitas vantagens, como isenção de impostos. Mas junto com essas vantagens estão as responsabilidades de manter o status de seu grupo como "sem fins lucrativos". Saber tudo isso e muito mais está incluído nas primeiras etapas do estabelecimento de uma organização sem fins lucrativos. Depois de entender sua natureza, será hora de registrá-lo. O processo varia de acordo com o que você precisa, o estado e seu propósito. Abaixo estão as etapas usuais ao registrar uma organização sem fins lucrativos:
Escreva a declaração de missão da organização. A declaração de missão deve descrever o propósito de caridade da organização. Deve responder à pergunta: "Por que a organização existe?" A declaração deve ser revisada e aprovada pelos membros do conselho.
Recrute membros suficientes para o conselho. Obtenha ajuda de um procurador do estado se quiser incorporar a organização sem fins lucrativos ao estado. Você deverá ter um certo número de membros do conselho e suas funções. Se a organização não for incorporada, ainda é necessário formar o conselho como guia do grupo.
Contrate um advogado. Você precisa de alguém para revisar todos os documentos antes de enviá-los. O advogado o ajudará na submissão de artigos, no pedido de isenção de impostos e em muitos outros processos.
Obtenha uma conta bancária. O banco deve entender o que as novas organizações sem fins lucrativos precisam em termos de serviços bancários.
Contrate um agente de seguros. Isso só é importante se você precisar de ajuda para segurar responsabilidades e propriedades. Um corretor de seguros será útil também no caso de você contratar funcionários para ajudá-lo com os benefícios do seguro saúde, seguro de vida e compensação do trabalhador.
Escreva os artigos de incorporação. Isso é necessário se a organização sem fins lucrativos for incorporada ao estado. Faça um rascunho dos artigos primeiro e depois revise-os. Peça a um advogado para revisar também os artigos e, em seguida, faça com que sejam assinados pelo conselho.
Escreva o estatuto da organização. Descreverão como a organização sem fins lucrativos operará e formará o quadro de funcionários. Verifique os requisitos do estado também para aprender as seções necessárias que devem ser incluídas no estatuto.
Registre a organização sem fins lucrativos como incorporada ao estado. Você precisará enviar os artigos e estatutos para isso. O estado também exigirá relatórios da organização. Forneça-os também, se necessário e disponível.
Arquive a isenção de impostos com o IRS. A organização sem fins lucrativos ficará isenta do pagamento de impostos se você solicitar isso. Mas antes de fazer isso, o conselho deve aprovar o aplicativo primeiro. Arquivo para isenções de impostos estaduais após a isenção do IRS ser concedida.
Obtenha uma licença de solicitação. Organizações sem fins lucrativos são administradas principalmente por solicitações. Se você está planejando fazer o mesmo, é melhor verificar com a cidade se a licença de solicitação é necessária. Processe a licença de envio também para que você possa aproveitar descontos para envios em massa.
Inscreva-se para obter o número do empregador federal. Você precisa disso ao começar a contratar funcionários. Obtenha o FICA também após contratar funcionários. Os pedidos de seguro-desemprego também serão necessários na contratação de funcionários.
Leia mais sobre as diretrizes estaduais sobre o funcionamento de organizações sem fins lucrativos. É sempre melhor verificar a legalidade de suas ações e realizar as atividades exigidas da organização sem fins lucrativos. O grupo também deve funcionar com base na declaração de missão elaborada ou deixará de ter sua razão de ser.