Criar um currículo é uma habilidade importante para a vida que, infelizmente, não é ensinada na maioria das escolas. O currículo é a única maneira de uma empresa avaliar suas habilidades e competências e considerar se você pode ou não ser um possível ativo ou futuro funcionário. Assim, as carreiras podem teoricamente começar ou terminar com base na qualidade do currículo. A maioria dos empregadores analisa centenas de currículos: você deve ter um que se destaque para ter até mesmo o mínimo de vantagem comparativa sobre seus concorrentes para o cargo. Aqui estão algumas coisas que você deve ter em mente ao criar seu currículo funcional.
Certifique-se de incluir todas as informações básicas sobre você. Seu currículo deve conter sua foto, suas informações de contato, seus objetivos, suas habilidades particulares, sua formação educacional e sua experiência de trabalho. Este é o mínimo de informações que você deve colocar. Embora seja tentador colocar tantos prêmios quanto possível, lembre-se de que, se você sobrecarregar o currículo, é provável que o empregador fique confuso e jogue fora seu currículo. Torne-o o mais eficiente e elegante possível e concentre-se nas habilidades e atributos que o tornam o funcionário mais atraente possível.
Informações de contato: devem incluir seu nome em letras grandes e em negrito, seu endereço, seu número de telefone residencial e celular, bem como seu e-mail. Algumas pessoas não se importam em listar os números de casa e celular, mas é melhor você fornecer pelo menos um número com que possam entrar em contato. Para e-mail, certifique-se de escolher o e-mail mais formal que possui. seunome.aqui@gmail.com parece muito mais confiável do que w1n0r0cK3Rzzz4eva@slaytanikkmuzzixxx.com você fez na faculdade. Se você já está empregado, NUNCA use o e-mail da sua empresa.
Objetivo: isso é puramente opcional. Se você não está confiante sobre o que escreve, não coloque nada, pois vai acabar parecendo uma bagunça. Seu objetivo deve definir o tipo de trabalho que você está procurando e o propósito que deseja alcançar. Não dê declarações genéricas sobre a maternidade. Seja o mais específico possível e tente dar uma vibração forte e dinâmica por meio da escolha de palavras.
Habilidades: devem estar à frente e no centro, a parte mais importante de qualquer currículo. Liste as diferentes habilidades que você possui de forma clara, NÃO em parágrafos. Ao listar as habilidades, você terá que usar palavras que as tornem o mais impressionante possível. Esta é a única chance que você tem de causar impacto no empregador, folheando seu currículo, então não bagunce! Ao redigir seu currículo, mantenha-o funcional adaptando seu conjunto de habilidades ao emprego que deseja e à empresa para a qual está se candidatando. Não cometa o erro de dar currículos de ações para empresas aleatórias. Isso não vai funcionar.
Educação: liste sua formação educacional aqui, concentre-se em suas realizações acadêmicas e onde você as recebeu. Se você recebeu treinamento adicional, certifique-se de listá-lo também. Isso fará com que você pareça mais confiável e completo.
Experiência de trabalho: seja o mais simples e conciso possível aqui. Coloque seu cargo anterior, sua empresa e as datas de contratação. Você pode ter que incluir referências, então escolha pessoas com quem você teve uma boa relação de trabalho.
NUNCA COLOQUE NADA FALSO! Cada item do seu currículo é uma questão potencial para uma entrevista. Esteja preparado para fazer backup ou explicar cada item na frente de seu empregador em potencial.