Então você quer ser um cientista quando "crescer"? Existem muitos empregos diferentes em diferentes áreas da ciência por aí, esperando que você os encontre. Aqui estão algumas etapas a serem consideradas ao iniciar uma carreira científica.
Obtenha a educação adequada. A maioria dos empregos em ciências exige que você tenha pelo menos um diploma de bacharel na área científica apropriada. Embora alguns empregadores aceitem diplomas de campos científicos diferentes de seus estudos específicos, a maioria opta por contratar candidatos que tenham o conhecimento de seu ramo específico da ciência. Por exemplo, se você quiser ser guarda-florestal, provavelmente precisará de um diploma de ciências ambientais e não de microbiologia.
Decida que tipo de trabalho é mais adequado para você. Há uma ampla gama de empregos para especialistas em ciências, desde biologia marinha até pesquisa bioquímica no meio acadêmico, ou empresas de biotecnologia, ciência forense e até mesmo ensino. É sempre importante escolher o que você mais apreciará para evitar o esgotamento. Use seu tempo na faculdade para decidir qual pista você mais gosta e se concentre em encontrar um emprego nessa área.
Pesquise uma posição de nível de entrada. Muitas pessoas saem da faculdade imediatamente pensando que conseguirão um emprego que pague bem e de alto nível. Infelizmente, para a maioria de nós, esse não é o caso. A menos que você tenha um diploma avançado em uma área científica, procure vagas de nível de entrada. Em empresas de biotecnologia, isso geralmente é um trabalho mundano de controle de qualidade ou como assistente de laboratório em outras áreas. Candidate-se apenas a cargos que realmente se enquadrem no seu nível de experiência e educação nas descrições de funções, para que você não se meta demais. Verifique os sites da empresa e outros motores de busca de empregos para encontrar essas posições. Outra grande fonte são as revistas científicas, embora a maioria desses empregos sejam cargos de alto nível.
Considere estágios, agências de trabalho temporário ou programas de laboratório para alunos. Os cargos anunciados exigem experiência, mas como você vai conseguir experiência se não consegue encontrar um emprego porque não tem experiência? É um ciclo vicioso que pode ser quebrado aceitando um estágio (mesmo que não seja remunerado), registrando-se em uma agência de empregos temporários orientada para ciências ou aceitando um trabalho de assistente de laboratório estudantil enquanto você se forma. Mesmo que você esteja apenas lavando pratos ou misturando soluções o tempo todo, faça o melhor que puder para obter essa experiência em seu currículo, juntamente com um bom relacionamento com seu chefe para uma ótima recomendação e referência para cargos futuros.
Colocar o pé na porta é a parte mais difícil. Depois de adquirir alguma experiência, você será capaz de subir a escada e ter uma carreira de sucesso na ciência.
Dicas rápidas:
Envie o máximo de currículos possível assim que encontrar vagas disponíveis. Esta é uma primeira impressão, por isso certifique-se de que inclui uma boa carta de apresentação e está bem organizada.
Não desanime com cartas de rejeição. A maioria dos empregadores tem uma pessoa muito específica em mente que deseja para o trabalho. Se suas qualificações não forem exatamente corretas, isso não significa que não serão para a próxima inscrição!