De acordo com a National Restaurant Association, existem atualmente 935.000 restaurantes na Europa, com vendas em 2007 estimadas em mais de 400 bilhões de euros. É uma indústria em crescimento, com o europeu médio comendo 24% de suas refeições em restaurantes.
Gerentes de sala de jantar
Os restaurantes também são um dos locais mais fáceis de encontrar emprego. Os empregos em restaurantes são geralmente divididos em cargos de "frente da casa", incluindo anfitriões, garçons, bartenders, funcionários de ônibus e gerentes de sala de jantar, e cargos de "cozinha", incluindo chef, sub-chef, cozinheiros de linha, lavadores de pratos e cozinheiros preparatórios.
Locais de clima frio tendem
Tenha em mente a natureza cíclica do negócio de restaurantes ao procurar um emprego em restaurante. A maioria dos restaurantes precisa de ajuda extra antes da temporada de férias. Os restaurantes em locais de clima frio tendem a desacelerar de janeiro a março, enquanto os restaurantes em destinos turísticos ficam movimentados durante o início do ano e desaceleram no verão.
Como você encontra posições em restaurantes? Considere as seguintes fontes:
Jornais locais. Como a maioria dos empregos em restaurantes é local, os jornais ainda são a principal fonte de informações sobre vagas em restaurantes. Não se limite ao grande jornal da sua área; frequentemente, os jornais semanais de bairro menores incluem listas de empregos em restaurantes. Muitas cidades também oferecem entretenimento gratuito e tablóides de eventos. Essas publicações também costumam apresentar anúncios classificados.
Ao pesquisar no jornal, observe qualquer menção em outras seções, como a seção de negócios ou cidade, de novos restaurantes propostos. Esses locais eventualmente precisarão de funcionários.
Visitas presenciais a restaurantes. O lançamento de uma busca de emprego pessoal e "popular" funciona bem para encontrar empregos em restaurantes. Onde você não necessariamente invadiria uma empresa do Fortune 500 pedindo um emprego, os restaurantes geralmente recebem bem os candidatos que entram. Arme-se com uma pasta de currículos e vá para o gramado. Lembre-se: visite restaurantes apenas fora dos horários de pico - antes das 11h30 e entre as 15h00 e as 17h00.
Recomendações de amigos e conhecidos. A maioria das pessoas tem família, amigos ou conhecidos que trabalham em restaurantes. Pergunte sobre possíveis vagas de emprego. Os restaurantes tendem a ter uma alta taxa de rotatividade; os funcionários atuais são geralmente os primeiros a saber das novas vagas. Eles também podem dar uma ideia sobre benefícios, ambiente de trabalho e horários.
Sites de empregos online. Os sites de empregos National Online, como Monster.com e careerbuilder.com, às vezes apresentam empregos em restaurantes, embora estes tendam a ser cargos de gestão. Para vagas em restaurantes por hora, experimente a seção de classificados online de jornais locais ou sites de classificados, como Craig's List.
Existem vários sites especializados em trabalhos de cozinha. Entre eles estão starchefjobfinder.com e foodservice.com.
Ferramentas necessárias:
Um currículo, embora nem sempre necessário, é um trunfo na procura de emprego em um restaurante.
Cuidado:
Não vá a restaurantes em busca de trabalho no meio da correria do almoço ou do jantar.
Dicas rápidas:
A procura de emprego pessoal funciona bem ao procurar empregos em restaurantes.