O trabalho árduo é o segredo do sucesso, é o que dizem. Mas, junto com o trabalho árduo, os bons hábitos são essenciais para ter sucesso na vida. Bons hábitos podem nos tornar "saudáveis, ricos e sábios". Quanto mais bons hábitos você tiver, maiores serão suas chances de sucesso na vida. Eles são, na verdade, atalhos para o sucesso. Se você não tivesse hábitos básicos, como escovar os dentes ou tomar banho, as pessoas certamente o manteriam à distância, não importa o quão inteligente ou trabalhador você seja. Em tal cenário, uma pessoa com hábitos básicos de limpeza que trabalha com metade ou menos do que você, certamente teria mais sucesso na sociedade do que você. Este exemplo simples mostra o poder dos bons hábitos. Este artigo descreve alguns pontos que, se praticados com dedicação e pontualidade, podem ajudá-lo a desenvolver hábitos de sua escolha no devido tempo.
Tenha paciência. Um hábito não pode se materializar da noite para o dia. Dias, às vezes até meses, de prática são necessários para o desenvolvimento adequado de hábitos. Seja paciente e continue tentando para que o hábito tenha tempo de evoluir. Não saia na metade por causa da frustração. Lembre-se de que o trabalho árduo não é o ingrediente-chave para desenvolver um novo hábito; paciência e repetição são os ingredientes mais importantes.
Pratique a repetição. Para que uma atividade se torne um hábito, ela deve ser repetida um grande número de vezes. Pesquisas afirmam que qualquer atividade repetida por 21 dias lentamente se torna um hábito. Não tenho certeza desse prazo de 21 dias, mas os hábitos se desenvolvem em um ou dois meses se a atividade for realizada repetidamente. Não é que os hábitos precisem de muito esforço e muito trabalho para serem formados. (Teríamos muito menos fumantes de cigarros se fosse esse o caso.) Os hábitos levam tempo para se desenvolver porque a "atividade" precisa ser repetida continuamente para ser armazenada em nossa mente subconsciente e, portanto, se tornar um hábito.
Conte às pessoas sobre seu objetivo. Fale às pessoas ao seu redor sobre o novo hábito que você vai cultivar. Eles podem ajudá-lo a atingir seu objetivo. Por exemplo, cada vez que você quebra inconscientemente o novo hábito, eles apontam seu erro e você pode se corrigir. Você também quer ser visto como um "homem de palavra", entre outros. Portanto, você inconscientemente evitará quebrar o novo hábito que está diante deles, uma vez que tenha anunciado seu novo objetivo.
Dê a si mesmo lembretes. Escreva o hábito que você está tentando desenvolver em seu calendário e mantenha-o em um lugar onde possa vê-lo. Ver esta nota repetidamente "programa" sua mente subconsciente para lembrar o sonho que você está perseguindo. Cada vez que você tende a quebrar esse hábito recém-formado, a mente subconsciente o alerta. Se você estiver bem determinado, esses lembretes o ajudarão a evitar quebrar o hábito.
Desenvolva pequenos hábitos primeiro. Tente formar pequenos hábitos que exijam menos esforço antes de tentar desenvolver hábitos maiores. Depois de desenvolver um novo hábito, sua confiança aumenta e, portanto, você pode enfrentar desafios mais novos e mais difíceis com mais confiança. Tentar cultivar hábitos difíceis no início pode levar à frustração. Pode não ser possível realizar o hábito, mesmo com uma quantidade substancial de trabalho duro.
Concentre-se em cultivar um hábito de cada vez. Ter uma longa lista de hábitos que você deseja realizar está bem. No entanto, certifique-se de que você não tente perceber tudo de uma vez. Adote um hábito simples que você acha que é o mais importante agora e siga os passos acima para desenvolvê-lo. Depois de formar um hábito, adote o próximo e realize-o de maneira semelhante.
Adapte-se gradualmente ao novo hábito. Não faça uma mudança brusca em seu estilo de vida atual para se adaptar ao novo hábito. Se você atualmente bebe cinco xícaras de café por dia e quer parar de tomá-lo (o novo hábito), comece a beber quatro xícaras por dia nesta semana, seguidas de três na semana seguinte e assim por diante. Mudanças bruscas em seu estilo de vida podem levar a alguns problemas de saúde porque são hábitos que você desenvolveu ao longo da vida. Seja paciente e gradual enquanto desenvolve novos hábitos.
Visualize sua vida com o novo hábito. Imagine algumas vezes por dia como sua vida seria diferente com o novo hábito. Imagine as recompensas que você vai colher depois que seu novo hábito for formado. Pense nos benefícios para a saúde que você terá com seu novo hábito. Essas imagens deixarão sua mente ansiosa para adotar o novo hábito e, portanto, será mais fácil e rápido formar o hábito.
O filósofo grego Aristóteles ensinou
Ao praticar os passos acima, bons hábitos podem ser formados e os maus hábitos podem ser removidos. O filósofo grego Aristóteles ensinou o seguinte sobre hábitos: "Somos o que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um ato, mas um hábito."
Desejo a você tudo de bom para desenvolver os bons hábitos de sua escolha!