De acordo com um estudo da European Psychological Association, o trabalho foi a principal causa de estresse para o trabalhador europeu em 2005. Ainda mais preocupante é o fato de que esse número aumentou 59% em relação ao ano anterior. O estresse tem sido associado a todas as principais doenças e à redução da expectativa de vida. Para as empresas, o estresse significa perda de produtividade e prêmios de seguro mais altos. Nossas vidas estão desequilibradas ou as empresas esperam mais do que podemos entregar? Como um coach de vida, estas são minhas sugestões sobre como lidar com situações estressantes de trabalho:
Tente determinar o que está causando o estresse. É uma situação temporária que você espera que melhore ou é provável que piore? Se for de curto prazo, implemente estratégias para lidar com isso. Saber que há um fim à vista torna mais fácil lidar com isso. Se for de longo prazo, mais avaliação é necessária. Como coach, costumo perguntar aos meus clientes:
É isso que você realmente quer fazer? É o que mais te apaixona ou odeia absolutamente o seu trabalho?
Se você odeia o trabalho, pergunte-se por que está neste trabalho? Os motivos pelos quais você está hospedado podem ser duplicados com outra empresa? O que você realmente quer fazer? Depois de encontrar sua verdadeira vocação, é menos provável que você fique estressado.
Se mudar de emprego não for uma opção, explore outras maneiras de lidar com o estresse. Talvez tire uma licença, transfira-se para um departamento diferente ou considere o treinamento ou aconselhamento. Muitas empresas oferecem esses programas gratuitamente. Não há problema em pedir ajuda.
Faça pausas curtas e frequentes ao longo do dia. Levante-se e saia de sua mesa. Dê um passeio lá fora. Em dias realmente ruins, faça um longo almoço. Se não conseguir sair da mesa, feche os olhos e respire fundo algumas vezes.
Tente manter o equilíbrio em sua vida. Se você trabalha o tempo todo, não tem mais nada para dar a ninguém. Saia do trabalho em uma hora razoável. Arranje tempo para o exercício. Não deixe que o trabalho cause estresse, coma e ganhe quilos indesejados. Não importa o que aconteça, reserve um tempo para sua família. Freqüentemente, eles podem lhe fornecer suporte durante esse período, mas você deve informar suas necessidades.
Ore. A maioria das pessoas acredita em alguma forma de poder superior. Durante tempos difíceis, você pode se voltar para Deus. Apenas não se esqueça de agradecê-lo quando suas orações forem respondidas. Se você não acredita em Deus, tente meditar. Isso pode ser difícil de fazer no trabalho, mas alguns minutos por dia, antes ou depois do trabalho, podem fazer uma grande diferença.
Seja cauteloso ao compartilhar seus sentimentos com colegas de trabalho. Um pouco de desabafo é normal, mas as principais reclamações devem ser reservadas para aqueles que podem realmente fazer algo a respeito do seu problema. Às vezes, a fofoca e a tensão entre colegas de trabalho aumentam seu estresse no trabalho. É melhor encontrar um terceiro neutro para conversar.
Dependendo da sua situação, um grupo de apoio pode ser benéfico. As mulheres sabem há muito tempo que falar alivia o estresse. O simples fato de saber que outras pessoas têm os mesmos problemas que você pode fazer com que se sinta melhor. Compartilhar ideias pode ser benéfico. Alguém no grupo pode saber sobre recursos dos quais você não tem conhecimento. Se você não quiser falar, escreva. Faça tudo o que puder para livrar seu corpo de pensamentos e sentimentos negativos.
Minha última recomendação seria observar sua atitude. É tão fácil se tornar negativo quando todos os outros no trabalho são assim. Pensar constantemente em quanto estresse você tem pode atrair mais estresse para sua vida. Tente dar um viés positivo à sua situação. Se você espera que sua situação de trabalho melhore, isso pode acontecer.
Em seu livro, Como parar de se preocupar e começar a viver ,Dale Carnegie recomenda que, quando você estiver enfrentando uma situação estressante, pergunte-se "Qual é a pior coisa que poderia acontecer?" Aceite isso e comece a seguir em frente a partir daí. Estabeleça um limite de quanto tempo você se permitirá se preocupar. Muito tempo e energia são desperdiçados no trabalho, remoendo coisas sobre as quais você nada pode fazer ou coisas que nunca acontecerão. Aprenda a transformar seu estresse em energia positiva.
A maioria das pessoas passa grande parte de suas horas de vigília no trabalho. Às vezes, até passamos mais tempo com nossos colegas de trabalho do que com nossas famílias. Estamos vivendo e trabalhando mais devido aos avanços da medicina. Não se contente apenas com um emprego. Informe-se, pesquise e tente determinar o que você realmente deseja fazer. Não tenha medo de fazer alterações. A mudança geralmente leva a um crescimento notável. Você pode dar o seu melhor pela sua empresa, mas deve ter como prioridade cuidar de si mesmo. Se você fizer isso, seu nível de estresse diminuirá.