Como sobreviver a um local de trabalho totalmente feminino?
Emiliano Samuel Sales Jr.
• 4 min de leitura
Você pode achar que será divertido fazer parte de um ambiente de trabalho exclusivamente feminino, pois poderá compartilhar muitas coisas em comum. Pode ser verdade, mas você deve se lembrar que é uma existência corporativa, e não um grupo comunitário de mulheres compartilhando um ideal comum. E como você sabe, no mundo corporativo, existe uma competição acirrada e pode ser uma jornada difícil para os não iniciados. Portanto, remova seus óculos cor de rosa e aprenda a sobreviver em um local de trabalho totalmente feminino.
Seu primeiro passo para a sobrevivência é saber com quem você lidará no local de trabalho. Tente obter o máximo de informações possível sobre o gerente do departamento ao qual você ingressará e quantos funcionários há no departamento. Faça perguntas aos recursos humanos para ter uma ideia geral do que esperar. Pergunte se há um código de vestimenta e outras coisas que você, como um novo funcionário, deve saber. Esteja atento e observe atentamente como os outros funcionários estão vestidos.
Como se costuma dizer, a primeira impressão dura e você deve manter isso em mente. Com o conhecimento que você adquiriu com as consultas que fez aos recursos humanos, planeje se vestir de acordo com o código de vestimenta existente e apresente-se para o trabalho da forma mais impecável possível.
Espere que a equipe existente o examine da cabeça aos pés. Isso não significa que você precise parecer tímido, porque isso o tornará um alvo fácil para algumas maldades mais tarde. Pareça confiante e agradável e tenha um sorriso no rosto ao ser apresentado a todos no departamento. Fale em um tom de voz normal, olhe-os nos olhos e mostre deferência. Mesmo que você ache que é mais qualificado do que o restante dos funcionários do departamento, isso não deve transparecer na maneira de agir e falar.
Ao se preparar para o trabalho, execute as tarefas atribuídas da melhor maneira possível. No entanto, seja muito cauteloso e não se exiba, pois é preciso lembrar que as mulheres podem ficar com muito ciúme, principalmente se pensarem que sua presença ameaçará seu trabalho e seu futuro na empresa.
Aborde-os de maneira agradável se precisar de algo deles e não se demore em conversa fiada, a menos que sinta que eles realmente gostam de conhecê-lo melhor. Abra-se para a amizade que eles vão estender, mas use seu julgamento interior para discernir se eles estão realmente interessados em aceitá-lo em seu círculo ou apenas querem obter informações que possam usar contra você mais tarde. Pode parecer paranóia, mas é a realidade.
Desconfie de fofocas porque isso pode ser muito excessivo. Pode ser difícil evitá-lo, mas você deve permanecer firme e resistir à tentação de ser atraído para esse círculo vicioso. Espere que haja fofocas e intrigas noescritório e a única maneira de evitar ser pego nessa rede é fazer bem o seu trabalho, ajudar quem precisa de sua ajuda e se manter ocupado.
Não existe coexistência pacífica entre colegas de trabalho, especialmente em um ambiente de trabalho exclusivamente feminino. Sua sobrevivência depende de como você se comporta e de como se prepara para fazer um nome para si mesmo sem se envolver no ciúme, traição e fofoca existentes que podem destruir a credibilidade de alguém. Use os canais adequados para alertar seus superiores se você está sendo tratado de forma injusta e injusta.