Escrever um relatório diário depende do tipo de trabalho em que você está. Veja, o que você faz para viver ditará o conteúdo do seu relatório diário. No entanto, o que permanece o mesmo na redação de relatórios diários são os 3Ws e 1H: O quê?, Onde?, Por quê? E Como?. Esses quatro são o que tornarão seu relatório diário válido, seus "motivos para acreditar". Confie quando lhe disserem que seu chefe com inteligência suficiente saberá quando você está apenas inventando informações. Portanto, um planejamento cuidadoso e anotações são essenciais. Também é importante ter uma memória muito boa. Quando se trata de redação de relatórios diários, aqui estão algumas sugestões que você pode querer ponderar.
Use o software apropriado para gerar seus relatórios diários. Dos detalhes simples aos complexos da redação de relatórios diários, o uso de software pode realmente ajudar a acelerar as coisas, como acontece com um computador ou laptop. Além disso, nos dias de hoje, se você ainda não tem acesso a essas ferramentas, é hora de aprender e avançar neste aspecto da computação. Na redação de relatórios diários, você pode usar o MS Word, planilhas do Excel ou formatos de computador semelhantes para gerar relatórios bem elaborados.
Use o formato apropriado. É mais provável que você receba um relatório para seguir para gerar um relatório diário. Esta é realmente uma boa ideia, especialmente se você for solicitado a gerar um relatório de vendas ou de negócios. Formatos como o uso de papel timbrado ou papel bond tamanho carta; tipo de letra; tamanho da fonte; espaçamento; e o número de páginas são essenciais para a elaboração de um relatório que todos em seu escritório entendam.
Preste atenção ao seguinte fluxo. O fluxo sugerido nos pontos abaixo irá garantir a você um dos melhores formatos para assinar ao escrever um relatório diário:
Dê um título preciso ao seu relatório. Para que um relatório pareça formal e profissionalmente escrito, você deve criar um título adequado que indique sobre o que o relatório se tratará. Mantenha o título curto e direto ao ponto. Além do título, você também pode incluir a data em que este relatório foi escrito, seu nome como o redator do relatório e a designação de seu cargo.
Apresente o relatório com um resumo. O primeiro parágrafo deve declarar do que se trata o relatório e, em seguida, apresentar a essência usando uma linguagem simples, clara, direta e fácil de entender. Além disso, mantenha todo o relatório livre de jargões, a menos que seja absolutamente necessário (o que é altamente improvável). Repita o mesmo breve resumo ao finalizar seu relatório, enquanto se concentra nos pontos-chave que foram levantados no relatório completo.
Marque claramente os gabinetes. Além de marcar os gabinetes, você também deve se certificar de que eles aparecem de acordo com a ordem a que você se referiu.
Inclua números de página em seu índice. A criação de seu índice analítico deve acontecer quando você tiver concluído seu relatório, caso contrário, você enganará o leitor de seu relatório e acabará estragando todo o trabalho. Pagine as páginas em seu relatório e, em seguida, componha um índice para levar seu leitor exatamente onde ele deseja avançar em seu relatório.
Lembre-se de que não se espera que você apenas apresente problemas ou questões em seu relatório. Espera-se que você forneça soluções para eles também. Não se engane: mesmo que seja um relatório diário, espera-se que você seja cerebral sobre a forma como é apresentado ao leitor.