Esteja você apenas entrando no mercado de trabalho após a formatura ou se decidiu mudar de carreira, você precisa de um currículo básico que o ajudará a conseguir um emprego em uma nova área. Sem experiência no setor, no entanto, muitos candidatos temem que seu currículo não seja aprovado. Não se preocupe - quando você está se candidatando a um emprego inicial, os empregadores esperam que você tenha experiência inicial. No entanto, ainda é necessário um currículo profissional, independentemente do seu nível de experiência.
Os gerentes de contratação simplesmente examinam
Quando a navegação é retomada, a maioria dos gerentes de contratação simplesmente analisa os objetivos e o resumo de cada um antes de passar para o próximo. Isso significa que as informações no topo são a primeira - e possivelmente a única - parte do seu currículo que é notada. Um currículo é basicamente um argumento de venda - uma descrição de uma ou duas páginas do que um empregador receberá se o contratar. E como os gerentes de contratação têm períodos de atenção muito curtos, você precisa atingi-los com seus argumentos de venda o mais rápido possível. Aqui estão os elementos que todo currículo básico precisa ter, bem como várias dicas para escrever um currículo vencedor.
Informações de contato. Nada vai prejudicar suas chances mais rápido do que fazer um possível empregador caçar suas informações de contato. Essas informações devem ser listadas claramente no topo do seu currículo.
Objetivo. Acredite ou não, esta é a parte mais importante de um currículo básico. Primeiro, essa é a primeira coisa que um gerente de contratação vê. Em segundo lugar, como seu histórico de trabalho não pode demonstrar o plano de carreira escolhido, cabe a seus objetivos dizer aos empregadores para onde você está indo. Uma lista com marcadores de objetivos focados é uma necessidade. Em vez de "Posição onde posso exercitar minhas habilidades criativas", use " Posição direta de assistente de arte na indústria do cinema independente na área metropolitana de Nova York ". Da mesma forma, se você deseja um cargo de gestão com boa mobilidade ascendente, escreva algo como " Cargo de gestão com oportunidades de avanço. Aberto para viagens e / ou relocação. "Claro, seus objetivos devem ser adaptados para atender ao emprego específico para o qual você está se candidatando - se você realmente quiser, isto é. Dizer ao gerente de contratação de varejo que você prefere um emprego em engenharia é uma maneira segura de ser preterido!
Resumo. O resumo do seu currículo também é extremamente importante - se o gerente de contratação não vir o que está procurando, é provável que não procure mais. Sua seção de resumo deve conter uma lista com marcadores de suas qualificações mais importantes. Quando você tiver mais experiência, esta é a seção onde você listará o número de anos que trabalhou na área. Por enquanto, você simplesmente listará outras qualificações dignas de nota que possui. Evite afirmações resumidas que se tornaram clichês, como dizer que você é "orientado para os detalhes". Muitos outros candidatos farão exatamente a mesma afirmação. Em vez disso, escolha as qualificações que o tornam valioso e único. Lembre-se de que esse não é apenas seu discurso de vendas - é também sua última chance de chamar a atenção do gerente de contratação antes que ele passe para o próximo currículo.
Educação. Normalmente, um currículo lista a experiência de trabalho antes da educação. No entanto, o objetivo de um currículo é destacar seus pontos fortes, não expor seus pontos fracos. Se você tem uma boa educação, mas não tem muita experiência, pode mudar o foco listando sua educação primeiro. Sua seção de educação deve listar seus diplomas com os mais recentes primeiro. Liste o grau, seguido do nome da escola. Sua data de formatura também deve ser incluída; se você ainda não se formou, basta inserir a data agendada para a formatura. Você também deve incluir seu GPA apenas se valer a pena escrever para casa sobre - ou seja, se estiver acima de 3,0. Caso contrário, não inclua em seu currículo, mas pratique sua resposta quando for questionado sobre isso!
Experiência de trabalho. Muitos candidatos iniciantes se preocupam com a falta de detalhes nessa área. Não se esqueça, porém, de que você está se candidatando a cargos básicos, portanto, os gerentes de contratação esperam que os candidatos não tenham muita experiência de trabalho na área. Você pode fazer seu histórico de trabalho parecer melhor descrevendo cada conjunto de responsabilidades de trabalho de uma forma que valorize a experiência de trabalho. Por exemplo, se um trabalho após a escola incluiu responsabilidades de gerenciamento de nível inferior, certifique-se de anotá-las em seu currículo.
Como alternativa, você pode usar um formato de currículo funcional, que funciona bem para candidatos iniciantes. O formato funcional permite que você organize a experiência de trabalho de acordo com as habilidades que os empregadores procuram. Por exemplo, se você está tentando entrar no jornalismo, mas não tem experiência na área, pode ser capaz de destacar as habilidades desejadas em outro lugar: Sob o título de habilidade "Comunicação", você pode listar suas funções de escrever cartas como um escritório secretária, os relatórios de pesquisa que você teve que fazer como um estudante de trabalho-estudo e o relatório que você fez para o jornal da escola. A desvantagem do formato da função é que nem sempre é bem recebido - alguns empregadores e a maioria dos recrutadores preferem ver uma lista dos empregos que você realmente teve. Oo formato de combinação normalmente atende a esse requisito. Este formato ainda combina experiência de trabalho em uma seção de "Habilidades Profissionais"; no entanto, ele é seguido por uma listagem básica de seu histórico de trabalho, com apenas o cargo, o empregador e as datas listadas.
Outros elementos. Existem outras seções que você pode adicionar ao seu currículo para mostrar suas outras qualificações. Uma seção intitulada "Serviço comunitário" demonstra experiência de trabalho adicional, mesmo que não tenha sido paga. A seção "Conquistas" permite listar os prêmios recebidos na escola e no trabalho. "Treinamento e certificações" lista outras qualificações que você possui, como certificados ou treinamento no trabalho, que não podem ser listados na seção de educação. A colocação dessas seções depende do contexto do resto do seu currículo, com as qualificações mais importantes (ou impressionantes) sempre chegando mais perto do topo.
Conselhos de última hora para escrever seu currículo básico. Agora que você sabe o que é necessário em um currículo básico, está pronto para começar a escrever! Ao trabalhar em seu currículo, no entanto, lembre-se destas regras básicas:
Seja honesto - faça o que fizer, não sucumba à tentação de aumentar suas qualificações! A menor mentira branca pode fazer com que você não apenas perca o emprego, mas também queime a ponte antes mesmo de ter a chance de cruzá-la.
Vá direto ao ponto - Acima de tudo, os gerentes de contratação têm pouco tempo. Isso significa que quanto menos palavras você usar, menor será o seu currículo e melhores serão as chances de ser lido.
Não use palavras desnecessárias - faça com que cada ponto seja o mais sucinto possível.
Venda seus pontos fortes - é importante lembrar que o objetivo de um currículo é "vender" suas qualificações para o gerente de contratação. Seu currículo deve exibir suas qualificações com destaque.
Não esconda sua falta de experiência ou invente qualificações que você não possui - apenas certifique-se de que os empregadores podem ver prontamente o que você estará trazendo para a mesa.
Contanto que você siga essas dicas e inclua os elementos básicos listados acima, seu currículo certamente receberá atenção. Lembre-se de que, embora um bom currículo por si só não lhe traga um emprego, um currículo malfeito ou incompleto pode custar-lhe uma grande oportunidade!