Como se tornar um revendedor de automóveis licenciado?
Eduarda Alves de Paiva
• 3 min de leitura
Pare de colecionar carros e ganhe dinheiro fazendo algo que você realmente gosta de fazer. Já que você sabe muito sobre veículos, por que não considera ser um revendedor de automóveis licenciado? Muitos revendedores de automóveis independentes consideraram essa carreira não apenas porque amam o mundo dos carros, mas também veem os ganhos promissores. Mas antes que você possa finalmente prosseguir e ser um revendedor de automóveis independente, primeiro você precisa ser licenciado. Isso é altamente essencial porque a concessionária de automóveis não é um simples empreendimento comercial. É muito perigoso permitir que qualquer pessoa venda carros. Isso porque a concessionária é um assunto sério que, quando feito por profissionais não licenciados, pode representar riscos para o comprador e para o público.
Portanto, para se tornar licenciado, você precisa:
Inscreva-se e termine o curso de certificação de concessionária de automóveis. Cada estado exige esta classe antes que você possa fazer o exame de licenciamento. Além disso, os requisitos para a classe variam de um estado para outro. Por exemplo, a Carolina do Norte exige um treinamento de 12 horas. Isso inclui os requisitos de licenciamento, materiais operacionais e leis estaduais e federais que regem as concessionárias de automóveis. Outros estados podem ter os mesmos requisitos. Verifique os requisitos do seu estado antes de prosseguir. Além disso, a aula pode ser realizada em uma abordagem tradicional de sala de aula ou por meio de um curso online. Portanto, se você não tem tempo suficiente para o primeiro, o último certamente funcionará bem para você.
Faça o exame de licenciamento para concessionária de automóveis. Você pode obter isso depois de concluir o curso de treinamento. Observe que há uma taxa quando você faz o exame de licenciamento. Essa taxa também varia de estado para estado. A maioria dos estados, como Carolina do Norte, Alasca, Kansas e Dakota do Norte, exige apenas uma taxa de 37€ para novas inscrições. Outros estados exigem menos ou até 190€ para uma taxa de certificação de revendedor. Basta verificar os regulamentos de seu estado para saber mais sobre essas taxas. Além da taxa, outros requisitos também podem ser aplicados.
Conheça o processo de candidatura à concessionária. Além de fazer o curso e obter a licença, alguns estados ainda podem ter outros requisitos. Novamente, é melhor perguntar à agência estadual de interesse sobre esses requisitos. Você também pode obter essas informações de associações estaduais ou nacionais relacionadas.
Carta de verificação de zoneamento
Depois disso, você só precisa aguardar o processamento da sua inscrição. Mas seu trabalho não para por aí. Para iniciar a venda de carros novos ou usados, você ainda precisa seguir alguns regulamentos. Obter a carta de verificação de zoneamento, obter a fiança, processar uma licença comercial e muito mais deve ser feito antes de começar a vender. Além disso, se você for franquear uma marca específica, diga que deseja estar entre os revendedores Chevy, ainda assim precisará perguntar ao fabricante. Eles geralmente têm requisitos adicionais para seus revendedores Chevy.
Até mesmo os móveis, linhas telefônicas, computadores e outros itens essenciais da loja devem ser verificados pelo governo antes que você possa abrir a loja. Eles podem até verificar suas associações locais ou nacionais. É somente por meio disso que eles podem ter certeza de que você prestará um atendimento bom e seguro aos compradores em potencial.
Dá muito trabalho, hein? Todas essas coisas são necessárias, mesmo que você planeje apenas se aventurar na venda de carros usados. Não se preocupe com esses aborrecimentos porque, depois disso, você certamente pode começar a gerar lucros como uma das concessionárias de automóveis do seu estado.