Como se tornar um revendedor de automóveis usados?
Nicole Norma Gusmão
• 3 min de leitura
Estudos mostram que a maior indústria de varejo nos Estados Unidos hoje é a indústria de carros usados, que inclui concessionárias Nissan e Chevy. O número de concessionárias de carros usados supera as concessionárias de carros novos. Existem requisitos e regulamentos específicos que devem ser cumpridos para que você se torne um revendedor de automóveis usados e entre nas vendas de carros usados.
Setor de varejo de automóveis
Uma vez que a experiência ainda é o melhor professor, seria uma vantagem se você tivesse experiência no setor de varejo de carros usados ou em uma concessionária de atacado antes de abrir sua própria empresa. Tendo trabalhado em um ambiente de concessionária, você teria a experiência prática necessária em uma concessionária na Califórnia ou em qualquer local.
Aqui estão algumas etapas para orientá-lo para se tornar um revendedor de automóveis usados:
1. Em primeiro lugar, estabeleça se deseja ser proprietário único, sócio e incorporador ou se deseja ser uma sociedade anônima.
Concessionária de varejo de automóveis
2. Decida o seu local de trabalho. O zoneamento no condado ou cidade local que permite uma concessionária de automóveis é muitas vezes o desafio mais difícil para quem está iniciando uma concessionária de veículos no varejo.
3. Como os requisitos para uma concessionária de automóveis podem variar por estado, entre em contato com o Departamento de Veículos Motorizados de seu estado ou a Associação de Concessionárias de Automóveis independente para confirmar os requisitos de treinamento básico ou educação, exames para passar, prova de zoneamento, inspeções exigidas, fiança e licenças de concessionárias necessárias.
4. Desenvolva um plano de negócios para determinar os recursos necessários para configurar sua concessionária, o capital necessário e as despesas a serem incorridas. Reúna informações sobre os padrões, requisitos e regulamentos a serem seguidos, incluindo como fazer uma rede na área. Faça uma estimativa de seus lucros projetados.
Concessionária de automóveis
5. Siga as etapas para se registrar como revendedor de automóveis usados. Se você é da Califórnia, as etapas a seguir podem ajudá-lo:
Entre em contato com o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia (DMV) e inscreva-se para participar do curso de preparação de 6 horas obrigatório.
Conclua a aula de preparação e faça o exame de 40 perguntas que você precisa para ser aprovado.
Envie seu formulário preenchido de revendedor de automóveis DMV junto com sua carta de aprovação de zoneamento, uma cópia de seu Certificado de Conclusão de Classe OL902, sua licença comercial TSM888, sua autorização de revenda, uma declaração de nome fictício, uma cópia de sua lista de telefone, seu cartão de impressão digital Livescan e o questionário de história pessoal preenchido.
Envie as fotos necessárias para uma aprovação de inspeção no local do DMV. Isso inclui: a fachada do edifício, a área de exibição, a placa externa, placas internas, o escritório, o telefone, um armário trancado, o talão de cheques da empresa, um livro do revendedor DMV, uma cópia da licença comercial e a licença de revenda.
Pague a caução exigida em nome do proprietário ou concessionário.
Aguarde a aprovação ou rejeição de sua licença temporária do inspetor DMV designado para revisar sua inscrição. As licenças temporárias geralmente são concedidas em 30 dias, enquanto as licenças permanentes são concedidas geralmente em 120 dias.
6. Configure sua rede juntando-se a grupos de negócios locais como o Toast Masters, sua câmara de comércio local e outras associações relacionadas à venda de carros usados ou concessionária ou concessionárias de carros usados em sua localidade. Tente ingressar em associações de revendedores de automóveis no atacado ou organizações internacionais também para uma rede mais ampla.
É preciso dedicação e trabalho árduo para se tornar um revendedor de carros usados ou automóveis, mas não é tão difícil começar. Tudo que você precisa é de determinação e interesse para fazer o negócio crescer.