Como o jargão gerencial prejudica a comunicação empresarial?
Dr. Agostinho Roque de Aguiar
• 3 min de leitura
O jargão usado no ambiente gerencial tem vantagens e desvantagens, com efeitos negativos geralmente excedendo as consequências benéficas. Aqui estão as maneiras como o jargão gerencial prejudica a comunicação empresarial.
O jargão administrativo cria divisão entre aqueles que o entendem e aqueles que não o entendem. O jargão é comumente usado para que as pessoas se dêem bem umas com as outras de forma que aqueles que não conseguem entendê-lo sejam deixados de fora. Isso causa um desentendimento entre quem consegue compreender e participar da discussão daqueles que ficam no escuro sobre o que significa o jargão.
O jargão gerencial cria atitudes negativas em quem o usa. Como o jargão implica um conhecimento que os outros não têm, ele fomenta um sentimento de orgulho e presunção no usuário do jargão. Ele também pode tender a ver aqueles que não usam o jargão como não estando em dia com os tempos, impopulares, não tendo experiência ou conhecimento suficiente e, portanto, merecedores de discriminação. Também faz com que as pessoas escolham aqueles com quem desejam conversar, portanto, podem não ouvir aqueles que podem contribuir de forma benéfica para o negócio, mas, em vez disso, misturar-se apenas com outros usuários de jargão que podem não ser realmente úteis para a empresa.
O jargão administrativo deixa uma impressão indesejável. O jargão administrativo às vezes é usado para criar cliques, encorajar a divisão e a discriminação e inchar o ego dos usuários do jargão. Embora isso possa ser usado de forma sutil, as pessoas geralmente reconhecem isso, portanto, sentem que há algo errado com a personalidade dos usuários e influencia a maneira como eles lidam com eles. Os não-usuários de jargão também tendem a ocultar informações de usuários de jargão porque sentem que estão encobrindo algo, fazendo uso de termos e frases difíceis de entender.
O jargão administrativo causa mal-entendidos. Como o jargão administrativo é muitas vezes vago e não relacionado ao assunto original, ele pode causar mal-entendidos, principalmente quando usado inconscientemente e continuamente. Algumas pessoas que usam jargão podem esperar que aqueles com quem conversam entendam o que estão dizendo, portanto, não fazem nenhum esforço para esclarecer o assunto. Isso pode causar muita confusão e irritação.
O jargão administrativo é limitado e impraticável. O jargão não explica muitas coisas e é limitado em seu escopo. Também exige que os usuários e ouvintes obtenham uma prévia exposição e conhecimento das terminologias. Portanto, compreender o contexto envolve um investimento de tempo e esforço. É por isso que em ambientes sensíveis, é melhor evitar jargões gerenciais a fim de conservar recursos valiosos e eliminar erros resultantes de falhas de comunicação.
O jargão administrativo muda com frequência. Ao contrário da conversa normal, o jargão administrativo imita as tendências da moda de tal forma que podem ser modificados constantemente e alguns jargões se tornam inutilizáveis. Isso torna a conversa usando o jargão pouco confiável e exaustiva.
O uso de jargão gerencial pode causar efeitos positivos, como permitir que outras pessoas saibam sobre seu conhecimento especializado e se relacionar com outras pessoas que podem falar o mesmo jargão que você. Apenas anote as desvantagens sempre que usá-lo no local de trabalho. Você pode aprender a falar com autoridade sem ter que recorrer a jargões, fazendo alguns cursos de comunicação empresarial online.