Então, você acaba de ser promovido a uma posição muito mais importante do que a anterior. Parece que essa nova posição que você está assumindo implicará em liderar seu grupo rag tag para atingir as metas estabelecidas para você pela alta administração. Mas, se você ainda não foi chefe, como pode administrar bem seus funcionários? Bem, não é tão difícil ser um chefe e um bom chefe nisso. Aqui estão algumas dicas sobre como você pode conquistar o coração de seus funcionários e atingir os objetivos definidos para você pela pessoa ou grupo que o promoveu.
Seja um modelo. Um bom chefe é sempre um bom modelo. Isso significa que se você deseja que seus funcionários sigam o exemplo, você precisa mostrar a eles como isso deve ser feito. Isso exigirá que você trabalhe mais arduamente do que nunca. Lembre-se de que as pessoas abaixo de você encontrarão tempo para examinar sua ética de trabalho e as outras características que exibirá no escritório. Não os deixe encontrar brechas em toda a sua agenda. Por exemplo, certifique-se de que você é o primeiro a chegar e o último a sair do escritório. Se seus funcionários virem isso, eles podem entender a deixa e seguir o exemplo. Esta é uma maneira simples, mas eficaz de ganhar o respeito de seus funcionários e levá-los a fazer o que você deseja que façam. Eles seguirão pelo exemplo.
Cuide e cuide de seus funcionários. Tecnicamente, como chefe, você precisará ser rígido e direto. Esta é a forma tradicional e eficaz de fazer as coisas. No entanto, isso não significa que você não deva se preocupar e tomar cuidado com seus funcionários. Lembre-se de que essas pessoas farão o trabalho sujo para você. Sua reputação e imagem perante a alta administração ou quem quer que esteja acima de você dependerão do desempenho de cada um de seus subordinados. Se você não se importar e cuidar de seus funcionários e deixá-los apodrecer enquanto você ganha toda a glória, eles se rebelarão contra você e farão você parecer extremamente fraco para seus superiores. Dito isto, certifique-se de reservar um tempo para falar com seus funcionários em um nível pessoal e conhecer suas necessidades, motivação e quem eles são. Use essas informações para criar oportunidades para eles se destacarem e certifique-se de que, quando alcançarem algo para você, você os dê crédito na frente de sua equipe e de seus superiores.
Seja rigoroso, mas justo. Na maioria das vezes, os funcionários começam a odiar o chefe quando ele começa a favorecer um funcionário em detrimento de outro. O favoritismo é na verdade uma coisa comum no local de trabalho. Vamos enfrentá-lo, alguns funcionários serão melhores do que outros e alguns funcionários podem beijar a bunda do patrão melhor do que outros. É comum você se apaixonar pelas pessoas de quem gosta, mas se quiser ser um ótimo chefe, é importante que seja justo com os funcionários que estão abaixo de você. Seja estrito com suas regras e diretrizes, mas seja justo ao aplicá-las. Se um funcionário cometer um erro, não se apresse em repreendê-lo. Obtenha a verdade e ouça-a primeiro, antes de agir. Quem sabe algo melhor pode sair disso.
Por fim, ser um bom chefe envolverá cavalgar arduamente seus funcionários e dar mais festas com eles de vez em quando. Os funcionários apreciarão um chefe que se divertirá com eles quando o horário de trabalho terminar. Eles apreciarão mais um chefe se parabenizar seu esforço com uma bela festa também. Seja o grande chefe que você pode ser, fazendo o que é certo para a empresa e para seus funcionários.