Ser o chefe significa estar externamente no topo. Tantas pessoas invejam tanto esta preciosa posição que tendem a criticar abertamente o desempenho do líder, desconhecendo suas dificuldades, lutas e sacrifícios que muitas vezes permanecem não registrados e pouco valorizados. Ser chefe no sentido mais verdadeiro exige grande responsabilidade. Visto que sua vontade não é absoluta, espere que haja pessoas que discordarão de você. Embora ser um líder irá naturalmente torná-lo antipático e desrespeitado pelas costas, mantenha o seu objetivo de ter sucesso no cumprimento de suas responsabilidades e desconsidere quaisquer questões pessoais, como calúnia de seus constituintes. Veja como ser um bom líder ou chefe.
Encontre um conselheiro de boa fé. Geralmente, os líderes devem ter um consultor de boa fé que os orientará sobre como fazer as coisas de maneira adequada. Isso não significa que, uma vez que você é um líder, você deve saber tudo. Você não é perfeito em todos os aspectos. Ter um conselheiro que vê as coisas em uma escala mais ampla ou é muito mais especialista do que você deve ser o tesouro de todo líder. O líder que se humilha e admite que é imperfeito pergunta a uma pessoa mais inteligente do que ele para o benefício da maioria, e não de seu falso prestígio.
Conheça a situação e a condição de seu povo. Ter tempo para ir às suas áreas e conhecê-los pessoalmente de alguma forma. Um bom líder nem sempre se senta em seu trono ou se mantém isolado no conforto de seu escritório, sem ter a menor ideia do que está acontecendo a portas fechadas. Conta-se uma antiga história indiana sobre um rei proeminente que se disfarçava de cidadão de classe baixa ou de mendigo à noite e se associava com pessoas que viviam como posseiros ilegais. Ele falava com eles incógnito e, assim, os mais pobres não se intimidavam e lhe contavam abertamente seus problemas, caprichos e planos. Durante o dia, ele faria uma introspecção e agiria para equilibrar tudo para o benefício de todos. Desta forma, um verdadeiro líder saberia delegar responsabilidades e qual a melhor solução para todos.
A humildade é uma necessidade. Uma vez que a arrogância é o traço dominante, você nunca pode realmente ouvir e saber o que fazer de acordo. Se outras pessoas têm uma ideia ou solução melhor, você deve tirar todo o orgulho e ouvir. Humildemente ouvir vai criar uma boa comunicação e relações.
Como líder, você tem o privilégio de aconselhar, dirigir, encorajar, criticar e corrigir as pessoas. Faça críticas construtivas, não destrutivas. Um bom líder castiga o trabalho de seu povo por amor, para transformá-lo em pessoas melhores, e não por inveja ou ódio. Às vezes, o amor é difícil.
Ensine-os a fazer as coisas corretamente, mas não seja um ditador. O líder está em posição de dar ordens. Certifique-se de entregar cada comando de uma forma que eles vão entender claramente e sem fazer com que se sintam degradados a ponto de um complexo de inferioridade. Gentil e respeitosamente, faça com que eles vejam os problemas que podem surgir ao não seguir as instruções corretamente. Um abuso de posição e poder é sempre desastroso. As pessoas deveriam servir por amor e respeito, e nunca por ódio, medo ou agonia. Este sistema funciona melhor para atingir objetivos.
Compartilhe metas. Conte-lhes com transparência seus planos e aspirações para toda a população. Diga a eles que, com cooperação e coordenação adequada com todos e cada um e tendo um objetivo fixo e a consciência certa, vocês podem ajudar uns aos outros para tornar isso uma realidade.
Mais importante ainda, antes de se tornar um bom líder, você deve primeiro ser um bom seguidor. Seja um grande líder e dê o exemplo a todas as pessoas sob seus cuidados.