Como lidar com funcionários que não vêm para o trabalho?
Paulo Bruno Fernandes
• 3 min de leitura
Os funcionários são ativos. Mas os funcionários que têm problemas de frequência, mais especialmente aqueles que normalmente não vêm para o trabalho, são mais um estorvo. Em vez de ajudar na produção, esses tipos de funcionários estão contribuindo para atrasos na produção, o que afeta negativamente o seu lucro potencial. O absenteísmo é uma preocupação séria e você tem que lidar com isso antes que se torne uma cultura em sua empresa. Para te ajudar, aqui estão algumas dicas.
Enfrente os funcionários em questão. Converse individualmente com os funcionários que estão normalmente ausentes e discuta como as ausências deles estão causando um problema na sua produção. Cite uma incidência específica. Por exemplo, diga como uma reatribuição de tarefas causou problemas. Ou como um trabalho inacabado enfureceu um cliente. Diga a seus funcionários que você espera que eles melhorem o comparecimento dentro de um período de tempo, digamos, um mês. Se eles não melhorarem, você precisará tomar medidas mais drásticas para corrigir o problema. Considere isso como um aviso verbal.
Emita um memorando. Se não houver melhora no atendimento após a advertência verbal, emita um memorando. Este é um aviso por escrito que lista as faltas e detalha suas expectativas. Se depois de um mês, não houver melhora óbvia no padrão de atendimento dos funcionários, você pode considerar a rescisão.
Descubra os motivos das ausências. Embora alguns funcionários tenham motivos legítimos, como doença crônica ou cuidar de um filho doente, outros simplesmente não têm vontade de trabalhar. Claro, eles não vão te dizer isso diretamente, então ajuda fazer alguma investigação. Você pode, por exemplo, revisar as fichas de informações dos funcionários e ver se há dicas sobre as ausências habituais dos funcionários. Por exemplo, um funcionário pode ser pai solteiro de três filhos pequenos quem precisa estar em casa por algum motivo. Ou um funcionário pode ser um alcoólatra em recuperação que pode estar tendo uma recaída. Para obter mais informações, ligue para a residência dos funcionários e veja se você pode falar com um cônjuge, parceiro ou pai que pode lhe dar dicas sobre os problemas pessoais de seus funcionários que podem afetar a frequência deles.
Fortaleça sua política de atendimento. Os funcionários podem faltar habitualmente porque sua política de comparecimento é um tanto branda, encorajando-os a não comparecer ao trabalho quando quiserem. Portanto, vale a pena revisar sua política de atendimento e ver os pontos fracos. Modifique sua política conforme achar adequado. Apresente novas regras. E jogue fora tudo que não funcionar. No entanto, esteja atento ao bem-estar geral dos funcionários, certificando-se de que a política seja atenciosa e razoável. Você deseja lidar com os funcionários problemáticos, mas não às custas dos funcionários competentes.
Lembre-se de ser sempre justo. Em outras palavras, trate seus funcionários normalmente ausentes, independentemente de seu desempenho no trabalho, com a mesma medida de autoridade. Só porque um está vendendo mais do que os outros não significa que esteja isento da política de atendimento. Por achar que tem o seu favor, esse funcionário vai tentar fazer o que quer em tudo, o que abrirá espaço para disputas no ambiente de trabalho. Lembre-se de que jogar favoritos nunca é benéfico para uma organização.