Uma coisa é treinar pessoas para que elas simplesmente sejam eficazes em um determinado campo de trabalho. Outra é quando você os treina para se tornarem bons treinadores. Saber que você está, na verdade, preparando pessoas que ensinarão outras pode ser estressante às vezes. A razão para isso é que você se torna consciente de que tudo o que transmitir a eles será transmitido a mais pessoas. As teorias e métodos que você transmitir irão, definitivamente, influenciá-los quando for a hora de treinar outros. Por isso, é necessário que você desenvolva suas habilidades de treinamento.
Lidando com grupos
Devido ao fato de que treinar instrutores é uma tarefa muito influente, você precisa considerar ter os melhores recursos possíveis. Graças à Internet, estes podem ser facilmente adquiridos apenas visitando alguns sites que atendem a pessoas que desejam adquirir conhecimentos sobre os métodos de tratamento de grupos de formadores em qualquer área. A ideia é que mesmo que os assuntos e propósitos variem, os métodos de transmitir ideias e práticas aos futuros treinadores, basicamente, seguem o mesmo conjunto de princípios. Abaixo estão algumas das etapas para desenvolver as habilidades para o trabalho.
Com base em suas experiências anteriores, bem como em outros treinadores, você deve ser capaz de concluir quais características um treinador deve ter. Você também deve ser capaz de identificar quais atitudes e práticas devem ser evitadas. É necessário fazer uma lista disso porque você terá que ensiná-los aos futuros treinadores. Normalmente, tratariam das habilidades pessoais.
Reúna o máximo de ideias que puder sobre habilidades de assertividade. O objetivo não é treinar as pessoas para serem treinadores de mente fechada, mas transmitir a elas o valor da autoconfiança. Sem isso, é claro, um treinador pode ser apenas objeto de ridículo em sua própria aula. Você também deve estar preparado para ensiná-los a se afirmar por meio da persuasão de maneiras verbais e não-verbais.
Como você está lidando com futuros treinadores, é mais provável que tenha uma classe composta por pessoas que têm conhecimento suficiente em um determinado campo de interesse. Haverá momentos em que você sentirá o ceticismo deles, especialmente se eles pensarem que você não é competente o suficiente para ensiná-los. Isso é algo que você não pode evitar. No entanto, você pode usar esse fato como um ponto de discussão. Afinal, eles próprios se tornarão treinadores.
Os treinadores não são seres superiores no meio de estagiários humildes. Ambos são iguais. Você deve incutir isso em seus estagiários. Aprenda habilidades de comunicação interpessoal e ensine seus trainees a como aplicá-las quando for sua vez de treinar.
É importante que você aprenda o treinamento de mídia. Isso ajudará no aproveitamento de várias ferramentas que você pode usar para educar os trainees de maneira eficaz. Com isso, eles também irão aprimorar suas habilidades de treinamento usando métodos tecnologicamente avançados juntamente com técnicas educacionais modernas.