O ambiente de trabalho nem sempre é róseo e brilhante. Você pode ter experimentado ou visto outras pessoas terem conversas difíceis com um colega, um chefe ou um subordinado. Se você estivesse no negócio de lidar com clientes e fornecedores, certamente teria se deparado com uma ou duas conversas difíceis.
Boas conversas são sempre agradáveis e frutíferas, deixando você com uma sensação de dever cumprido. No entanto, isso não acontece o tempo todo. Mesmo com professores que estão conversando com seus alunos, dar a uma criança espertinha a vantagem significa desastre. No trabalho, as conversas de negócios sempre podem terminar com uma nota positiva se todos os envolvidos tiverem boas habilidades de comunicação. Infelizmente, nem todas as conversas podem ser assim. Quando você se depara com um funcionário difícil, é como falar com uma parede de pedra.
Lidando com conversas difíceis
Aqui estão algumas dicas para lidar com conversas difíceis no trabalho:
Mantenha a conversa privada. Selecione um local onde você possa falar com a pessoa em particular. Dessa forma, se a conversa esquentar, não vira ração para bebedouros no dia seguinte. Isso também evita que a outra pessoa arraste colegas de trabalho na área para a conversa.
Esteja no controle da conversa. Declare o propósito da conversa e o que você espera alcançar no final. Isso dá à outra pessoa uma ideia do que vai acontecer. Seu comportamento, tom de voz e linguagem corporal devem exalar franqueza e nunca parecer conflituoso.
Ouça e parafraseie. Uma parte importante de ter boas habilidades de comunicação é usar habilidades de escuta ativa. Ouça a outra pessoa, ouça com atenção e reformule o que ela disse. Esclareça os pontos que ele fez. Nunca interrompa, a menos que a pessoa esteja demorando muito ou tomando uma direção diferente.
Use as palavras "i" e "e" em vez de "você" e "mas". A palavra "você" pode fazer alguém sentir que você o está criticando ou acusando. O "eu" promove a comunicação e permite que você esclareça seus pensamentos e sentimentos. Usar "e" é positivo e encorajador. Enquanto a palavra "mas" pode ser considerada argumentativa e defensiva. Também nega o valor de tudo o que foi dito antes dele.
Seja direto e nunca crítico. Se você tem algo a dizer, seja uma boa ou uma má notícia, diga de maneira clara, simples, direta e diplomática. Sempre seja respeitoso e não julgue suas palavras e ações.
Esteja preparado para reações negativas. Não importa o quão bem você lide com uma situação, haverá pessoas que são simplesmente muito emocionais. Mantenha suas próprias emoções sob controle. Esteja preparado para difundir a situação respirando fundo e trazendo a conversa de volta aos fatos. Se for necessário, sugira que vocês dois façam uma pausa e continuem depois.
Envolva a pessoa na solução. Para obter a cooperação da outra pessoa, é melhor pedir-lhe sugestões. Envolver a pessoa na resolução de problemas fará com que ela se sinta valorizada.
Diga obrigado. Agradecer a pessoa no final da conversa mostra respeito por ela.
Da próxima vez que você se deparar com uma conversa difícil, não se preocupe. Você não precisa ser formado em Harvard para saber o que fazer. Basta seguir as dicas acima. Existem também dezenas de livros e programas de treinamento que lidam com o gerenciamento de conflitos e conversas difíceis.
Lembre-se de que conversas difíceis são oportunidades de transformar algo negativo em positivo. Você não precisa evitá-los, apenas saiba como gerenciá-los. É um desafio que você deve estar disposto a enfrentar no local de trabalho. Afinal, uma vida sem desafios não é inspiradora.