Como gerenciar equipes virtuais de maneira eficaz?
Santiago Ricardo Gaspar Mendes
• 3 min de leitura
Nesta época de teletrabalho, realidade virtual e acesso à Internet para quase todos os aspectos de nossas vidas, o conceito de equipes virtuais é agora uma conclusão precipitada. As equipes virtuais podem ser compostas por funcionários de várias filiais em todo o país, por alunos trabalhando juntos em escolas separadas por quilômetros ou continentes, ou qualquer grupo de indivíduos que compartilham um projeto ou tarefa comum.
Assim como acontece com as equipes que se encontram frente a frente em uma sala, uma equipe virtual deve ter um líder de equipe competente para funcionar bem. Manter a atenção da equipe pode ser mais difícil em um ambiente virtual em virtude do maior número de distrações disponíveis. O simples login no horário designado para a reunião da equipe não garante uma experiência eficaz da equipe.
Solicite informações que exijam a participação da equipe
Um líder ou gerente de equipe precisa tornar a experiência da equipe o mais interativa possível. O líder deve fazer perguntas que exijam interação entre os membros da equipe ou solicitar informações que exijam a participação da equipe.
Uma das maiores vantagens da interação virtual é que nem todos precisam necessariamente estar online ao mesmo tempo. As equipes virtuais podem se beneficiar de salas de bate - papo, fóruns de perguntas e respostas criados onde as perguntas são feitas online e os membros da equipe podem responder conforme o tempo permitir e acessar o site a qualquer momento para atualizações. Uma equipe virtual está viva 24 horas por dia. Essa maior liberdade pode ser uma bênção e uma maldição. Um líder de equipe eficaz deve estar sempre vigilante ao gerenciar o progresso da equipe.
Mudança de equipes virtuais bem-sucedidas
No início da existência da equipe, o líder da equipe deve estabelecer metas para a equipe. Essas metas devem ser quantificadas e listadas no site da equipe para que todos estejam cientes e também para que todos possam fornecer informações para mudanças e melhorias. As equipes virtuais mais bem-sucedidas mudam e crescem com as contribuições de todos os membros da equipe. Um gerente de equipe virtual eficaz não é tanto o "chefe" quanto o "facilitador". Por meio de estratégias de gerenciamento adequadas, o líder da equipe realiza as tarefas e constantemente move a equipe para frente em seu progresso em direção aos objetivos.
A perda de membros da equipe virtual pode ser uma preocupação constante. A vida no ciberespaço pode criar uma falta de compromisso com a equipe a longo prazo. Um bom gerente sabe e até espera isso e está preparado para encontrar maneiras inovadoras de trazer sangue novo para a equipe quando necessário. Um bom gerente de equipe nunca permitirá que a equipe murche e morra por falta de interesse.
Os relatórios de progresso são necessários para entender o quão longe a equipe alcançou seus objetivos finais. Essas informações devem ser compartilhadas com todos os membros da equipe virtual. Nada cria desinteresse na equipe virtual mais rápido do que ser deixado de fora do ciclo de informações.