Ter um consultor experiente pode impulsionar muito a sua carreira profissional. Seu mentor pode ajudá-lo a identificar seus pontos fortes e fracos com mais honestidade, mostrar um caminho mais claro a seguir em sua carreira, ensinar os aspectos mais intrincados ou ocultos de seu campo e dar-lhe maior visibilidade em seu setor. Um relacionamento de mentoria é uma via de mão dupla e você deve assumir um papel ativo para maximizar os benefícios.
Estenda a mão e tome a iniciativa. Os mentores geralmente são membros da alta administração e têm responsabilidades maiores e agendas mais ocupadas. Não seria bom simplesmente esperar que eles lhe transmitissem sua sabedoria. Trabalhe com seu mentor para estruturar seu aprendizado. Mapeie suas competências e as áreas onde você precisa melhorar. Discuta objetivos específicos, como alcançá-los e critérios para medir o sucesso. Defina a frequência e o estilo de interação com seu mentor, organize-o em um cronograma e coloque por escrito. Assim, vocês saberão o que esperar um do outro.
Mantenha uma mentalidade profissional. Siga o plano de aula e a programação. Sempre chegue na hora certa para reuniões e consultas. Encare as críticas do seu mentor como um desafio para fazer melhor e aceitar a responsabilidade pelo seu trabalho. Não deixe de expressar sua gratidão pela ajuda e pelas lições inestimáveis que você recebeu. Lembre-se também de que os mentores têm vida própria fora do escritório. Portanto, é importante que você respeite seu tempo e preserve a confidencialidade em relação a questões pessoais e profissionais. Isso não significa que você deva ser desapegado ou indiferente. Na verdade, a maioria dos relacionamentos de mentoria bem-sucedidos termina em amizades para toda a vida. É bom mostrar um interesse genuíno em seu mentor como ser humano, desde que você não se esqueça de também manter um quantidade saudável de objetividade.
Passe adiante o que você ganha para os outros. Se seu mentor foi caridoso o suficiente para transmitir seu conhecimento e experiência a você, você também deve ter a mesma atitude generosa para com aqueles que podem precisar de sua orientação. Uma indicação clara de que você aprendeu ou domina algo é ser capaz de ensiná-lo a outra pessoa. O mentoreamento não precisa funcionar de uma maneira que beneficie apenas uma pessoa de cada vez. O mentoreamento pode se tornar um ciclo contínuo de suporte que tornará uma organização ou negócio mais forte.
Mentorear é uma conexão recíproca. Você não está lá apenas para escolher o cérebro de seu orientador e seguir em frente. Você também pode ter muito a oferecer ao seu mentor. Sempre pergunte como você pode ajudar e aplicar suas habilidades sempre que possível. Isso constrói e ajuda a cimentar o vínculo entre você e seu mentor e cria mais oportunidades de aprendizagem para ambos.
Dicas rápidas:
A chave para um bom relacionamento de mentor é uma boa combinação. Saiba especificamente o que você precisa para melhorar e encontre alguém que seja confiável, bem informado, experiente e, talvez, o mais importante, paciente.