A boa notícia: você conseguiu uma entrevista para o emprego em que está interessado. A notícia potencialmente ruim: seu chefe em potencial quer fazer a entrevista durante o almoço. "Entrevistas de refeições" podem ocorrer por vários motivos. Talvez o entrevistador tenha uma agenda extremamente ocupada e precise realizar várias tarefas conversando com você durante o almoço. Ou o motivo pode ser um pouco mais sorrateiro, querendo avaliar não apenas suas credenciais de negócios, mas também seus modos à mesa e capacidade de combinar negócios e prazer com sucesso. Esse teste é um teste legítimo para candidatos que podem estar participando de muitas dessas reuniões do tipo "vamos almoçar" se conseguirem o emprego. Mas não importa o motivo do almoço, o truque para dominar essa entrevista específica é incorporar as técnicas usuais de rebatê-los com algumas dicas exclusivamente relevantes para reuniões na hora das refeições.
Passo 1
Lembre-se das regras da mãe. A maneira mais rápida de desligar um potencial empregador é assustá-lo com suas maneiras à mesa. Você provavelmente relaxa um pouco quando está em casa, então, nas refeições que antecedem a grande entrevista, volte ao básico. Sente-se direito, sem os cotovelos sobre a mesa, coloque o guardanapo no colo, use os utensílios adequados, etc. E pelo amor de Deus, não fale de boca cheia. Se você tem preocupações reais sobre seus modos à mesa, peça a um bom amigo para jantar com você e lhe dê um feedback honesto.
Passo 2
Escolha sua comida (e bebida) com sabedoria. A regra prática número um? Sem álcool. Mesmo no caso improvável de seu entrevistador preparar um almoço de martini, prefira água, chá, café ou limonada. Pule o refrigerante e a água com gás porque arrotar não é exatamente profissional. Quando se trata de comida, escolher o prato principal "certo" é tão complicado quanto escolher uma refeição para o primeiro encontro. Você não quer ir muito barato - uma salada diz que você não está confortável - mas também quer ficar longe do item mais caro do menu. Como você é o convidado, provavelmente fará o pedido primeiro, portanto, pode não ser capaz de depender do entrevistador para definir o tom. A melhor opção é se limitar a algo intermediário, mas fácil de comer. Vá devagar com massas bagunçadas, costelas cobertas de molho ou qualquer coisa que tenha um aroma forte.
Etapa 3
Faça malabarismos com comida e conversa com sabedoria. O elemento mais complicado de uma entrevista durante o almoço é o equilíbrio entre comer e falar. Você provavelmente está nervoso e pode ficar tentado a simplesmente mexer na comida, mas quer parecer tão confiante, e isso não acontece quando você está empurrando frango no prato. A solução é dar pequenas mordidas para não ficar preso a 30 segundos de tempo de mastigação, apenas quando uma pergunta é feita. Também é aconselhável evitar despejar comida apenas para acabar com isso - isso é apenas implorar por problemas digestivos difíceis de esconder.
Passo 4
Termine forte. Assim como em uma reunião tradicional no escritório, deixe o entrevistador definir o ritmo. Se ela não parece ter pressa em encerrar a conversa após a refeição, fique à vontade para pedir uma xícara de café e continuar conversando. Mas preste atenção às dicas que ela quer encerrar - perguntando se você tem alguma pergunta final ou olhando em volta loucamente em busca do garçom e seu cheque, por exemplo.
Outras dicas para navegar com sucesso em uma entrevista de refeição:
Seja legal com seu servidor. Seu entrevistador está analisando todo o seu comportamento para determinar se você seria uma boa opção para a empresa.
Não importa o quanto você não goste do que pediu - ou mesmo que lhe seja servido o prato errado - faça um esforço para seguir o fluxo. "Imperturbável" é sempre uma boa impressão para dar.
Não peça uma caixa no final da refeição. Independentemente de quão suculento seja o bife ou quão fresco seja o salmão, um saco para cães torna difícil levá-lo a sério como candidato.
Não sugira que você pague o cheque. Nunca é esperado e sai mais como estranho do que educado.
Reitere seu interesse pelo cargo ao se despedir.
Ao enviar sua nota de agradecimento de acompanhamento, não se esqueça de agradecer a ele pela bela refeição, bem como por seu tempo.