Sua empresa está crescendo e você precisa de mais funcionários. Os anúncios já foram veiculados e vários candidatos estão, pelo menos no papel, qualificados para as vagas. É hora de se reunir com os finalistas para encontros presenciais para que você possa decidir quais candidatos ajudarão no crescimento contínuo da sua empresa.
A realização de entrevistas é uma parte importante da gestão de uma empresa de sucesso; uma vez que seus funcionários são um de seus ativos mais valiosos, você deve escolher com sabedoria. Aqui estão algumas dicas para conduzir entrevistas:
Faça sua lição de casa. Familiarize-se com o currículo do candidato antes da entrevista.
Faça uma lista rápida de perguntas que deseja fazer e informações sobre sua empresa que deseja oferecer ao candidato.
Seja profissional. Você está representando sua empresa e dará ao candidato sua primeira impressão real do ambiente de trabalho. Seja pontual, vista-se profissionalmente e use uma linguagem apropriada.
Lembre-se de que há uma série de perguntas que a lei proíbe que você faça. Uma vez que os empregadores não podem discriminar com base na idade, raça, sexo, religião, nacionalidade ou deficiência, você deve ter cuidado ao abordar qualquer um desses assuntos. Você não quer colocar sua empresa na posição de defender suas práticas de contratação fazendo perguntas inadequadas. Aqui estão algumas diretrizes nessa área:
Você não pode perguntar a data de nascimento de um candidato, mas pode pedir-lhe que confirme que tem mais de 18 anos.
Você não pode perguntar sobre a cidadania ou país de origem de uma pessoa, mas pode perguntar ao candidato se ele está autorizado a trabalhar nos EUA
Você não pode perguntar se o candidato é casado, tem filhos ou está planejando ter filhos. Você pode perguntar ao candidato se ele estará disponível para horas extras ou viagens, se for pertinente ao cargo para o qual está se candidatando.
Você não pode perguntar a altura, peso, histórico de saúde ou deficiências de uma pessoa. Se necessário para o trabalho, você pode perguntar se eles são capazes de levantar X quilos ou trabalhar em pé por 8 horas.
Você não pode perguntar se um requerente já foi preso, mas pode perguntar sobre condenações relacionadas a crimes específicos que podem ocorrer em seu local de trabalho.
Você não pode perguntar a um candidato se ele foi dispensado com honra do serviço militar, mas pode pedir detalhes sobre as habilidades que ele pode ter aprendido durante o serviço.
Tente ver as coisas do ponto de vista do candidato. Lembre-se de que você não apenas os considera um funcionário em potencial, mas também avalia sua empresa como um local de trabalho em potencial. Ofereça uma descrição honesta, mas otimista, do trabalho, bem como a possibilidade de promoção.
Seja amigável. Ao criar um ambiente descontraído, você permitirá que o entrevistado seja aberto e honesto com você.
Incentive o candidato a fazer perguntas. Suas perguntas o ajudarão a determinar onde estão suas prioridades. Certamente seria benéfico saber desde o início que sua maior preocupação é poder sair correndo às 5:00!
Dicas rápidas:
Cumprimente o candidato pelo nome e use-o algumas vezes durante a entrevista.
Certifique-se de apertar a mão do candidato no início e no final da entrevista.
Avise o entrevistado quando você espera tomar sua decisão.