Como encontrar programas que ajudam crianças com deficiência?
Neuza Lara Domingues de Castro
• 3 min de leitura
As crianças com deficiência requerem um tipo diferente de atenção. Eles são diferentes das crianças normais porque têm necessidades especiais. Muito mais, eles exigem muita paciência das pessoas ao seu redor. Como resposta às suas necessidades, muitos programas estão sendo desenvolvidos para ajudá-los. No entanto, nem todos os programas podem ser eficazes para todas as crianças com deficiência. Cada um deles possui programas que serão considerados compatíveis. A maioria dos programas para crianças com necessidades especiais atende ao seu aprendizado e capacidade social. Muitos equipamentos, softwares e atividades são desenvolvidos para atender às suas necessidades especiais.
Cada governo tem seu próprio conjunto de programas dedicados a crianças com necessidades especiais, como crianças em cadeiras de rodas e crianças autistas. Além do governo, também existem organizações que trabalham com o mesmo tipo de projetos.
Alguns dos programas usuais para crianças com deficiência incluem:
Pagamentos de receitas. Crianças deficientes com 18 anos ou menos têm direito a abonos. No entanto, o valor do subsídio depende do estado. A qualificação para receber o subsídio depende das políticas e leis que regem o programa.
Apoio ao emprego. Todas as crianças em cadeiras de rodas, crianças autistas ou qualquer pessoa com deficiência têm direito a um trabalho para o sustento. Eles recebem equipamentos especiais que os ajudam a facilitar o trabalho. Eles também recebem treinamentos especiais, como programas de subsistência, para alavancar suas carreiras.
Programas de saúde. Crianças com deficiência, especialmente aquelas provenientes de famílias de baixa renda, recebem programas de seguro saúde.
Programas de educação. Existem vários programas de aprendizagem para crianças com deficiência. Existem escolas para crianças especiais que ensinam a ler e escrever. Existem também programas de aprendizagem que lidam com o aprimoramento das habilidades de crianças com deficiência em tocar instrumentos, desenhar e assim por diante.
Creche regular
No entanto, em termos de educação, algumas crianças com deficiência trabalham melhor em ambiente normal, especialmente as mais novas. Se forem enviados a uma creche regular, a maioria dos especialistas afirma que eles podem aceitar facilmente sua situação. No entanto, não há nada de errado com programas de educação especial para crianças com deficiência.
Os pais de crianças com deficiência devem garantir que o programa que escolherem para seus filhos mostre o que há de melhor neles. Ao escolher um programa especial, é bom que os pais considerem as seguintes considerações:
O período de tempo durante o qual o programa pode servir ao seu filho deficiente.
As técnicas e terapias experimentais utilizadas pelos programas.
A experiência dos terapeutas que trabalharão com seu filho.
A proporção da equipe para os alunos.
O número de crianças atendidas pelo programa.
Crianças deficientes
Visto que é óbvio que crianças especiais precisam de atenção significativa, é vital que elas sejam matriculadas em programas que as atendam bem. Para que as crianças com deficiência se sintam normais, devem ser tratadas como se fossem normais, mas de uma maneira especial. Programas especiais são feitos especialmente para eles, então eles precisam estar em um desses programas para seu próprio benefício.