Uma das carreiras que mais cresce hoje é a de técnico em ultrassom, devido à grande demanda por diagnóstico por imagem. Isso porque os pacientes querem se livrar dos procedimentos radiológicos e estão recorrendo à tecnologia de ultrassom como alternativa. Neste artigo, daremos a você a essência do que é a tecnologia de ultrassom, o que a carreira envolve e o que você precisa para ser um técnico de ultrassom realizado.
A primeira etapa é aprender sobre escolas de tecnologia de ultrassom e programas de treinamento.
Como é definida a tecnologia de ultrassom? A tecnologia de ultrassom é classificada sob a égide de diagnóstico por imagem, também algumas vezes chamada de ultrassonografia ou ultrassonografia, em que as ondas sonoras são utilizadas para produzir imagens de uma determinada parte anatômica do paciente. Este é um passo muito importante para o diagnóstico e avaliação de certas condições médicas. Exemplos de áreas de especialização que um técnico de ultrassom pode assumir são (1) ultrassonografia ginecológica e obstétrica, (2) ultrassonografia de mama, (3) ultrassonografia abdominal, (4) ultrassonografia cardíaca, (5) ultrassonografia vascular, (6) neurossonografia, e (7) ultra-sonografia oftálmica.
O que envolve a carreira de técnico em ultrassom? As responsabilidades de um técnico de ultrassom incluem a manutenção e operação de ferramentas e equipamentos de diagnóstico, coleta de histórico médico relevante e manuseio de pacientes para realizar o procedimento com sucesso, avaliação de imagens e obtenção de imagens de qualidade a serem usadas para diagnóstico e revisão por especialista médico e guarda do prontuário do paciente, entre outros.
Treinamento e aulas de ultrassom, o que é necessário obter? A escolha comum para obter treinamento em ultrassom é obter um diploma de associado de dois anos, oferecido por escolas profissionais, faculdades e universidades. Você também pode obter um programa de certificação de dois anos oferecido por alguns hospitais. O bacharelado de quatro anos é o mesmo, oferecido por faculdades e universidades. Você pode ver que existem programas de certificação de um ano disponíveis, mas eles não são credenciados e são direcionados apenas aos profissionais de saúde que estão continuando seus estudos e educação. Em termos de aulas, geralmente inclui (1) Anatomia e Fisiologia, (2) Física Introdutória, (3) Tecnologia e Instrumentação, (4) Ética Médica, (5) Manutenção de Registros Médicos e (6) Assistência ao paciente.
Organização chamada registro europeu
Para garantir que você esteja recebendo o treinamento de qualidade e padrão necessário para ter sucesso neste campo, certifique-se de que a instituição em que você fará as aulas de ultrassom seja credenciada pela Comissão de Credenciamento para Programas de Educação em Saúde Aliada (CAHEEP). Além disso, o estado não exige uma licença para técnicos de ultrassom ou ultrassonografistas médicos diagnósticos, mas existe uma organização chamada Registro Europeu de Sonografistas Médicos Diagnósticos (ARDMS) que certifica a competência dos técnicos de ultrassom. Para ser registrado no ARDMS, você deve passar em um exame geral e um exame de especialidade.
É fácil encontrar programas online que fornecerão treinamento credenciado em ultrassom, portanto, se você já decidiu seguir uma carreira em tecnologia de ultrassom, certifique-se de prosseguir com seus estudos, mesmo se já estiver na área; dessa forma, você pode ficar por dentro dos avanços da área.