Ser um especialista em QA de software requer habilidades especializadas em programação e desenvolvimento de software. Ter experiência no setor de Garantia de Qualidade (QA) requer dedicação e paciência. Software Quality Assurance é uma especialização na área de engenharia e desenvolvimento de software, onde especialistas garantem a qualidade do software. Um especialista em Software Quality Assurance (SQA) monitora o processo de engenharia de software desenvolvido por programadores de software para manter a eficiência do software de noventa a cem por cento. Os especialistas em SQA devem cumprir os padrões internacionais estabelecidos pela empresa ou corporação.
Especialistas em garantia de qualidade de software
Projeto de software - os especialistas em SQA devem verificar a eficiência do planejamento arquitetônico do software. Essas são partes de todo o design de software que os especialistas em SQA devem considerar:
Compatibilidade de software - o SQA deve verificar se o software criado pode ser executado em vários sistemas e dispositivos. A compatibilidade com versões anteriores do software deve ser aplicada a versões anteriores do software.
Extensibilidade do software - o SQA deve verificar se o produto está pronto e testado para atualização do sistema sem ter que alterar toda a estrutura do sistema.
Tolerância a falhas - o SQA deve verificar se o software ainda pode ser executado após uma falha do sistema. O software também deve ser testado se puder reparar erros do sistema.
Manutenção do sistema - o software deve ser testado se for capaz de reverter às configurações anteriores após a atualização do sistema sem falhas ou travamentos.
Modularidade - o SQA deve isolar todas as peças ou componentes individuais e manter sua estabilidade antes de aplicar as peças a todo o sistema para facilitar a manutenção do software.
Embalagem de software - as caixas, manuais e materiais impressos utilizados no marketing devem ser verificados duas vezes antes da distribuição do produto.
Robustez - o especialista SQA deve monitorar o sistema para funcionar sob pressão. O software deve ser capaz de responder com várias entradas inválidas ou imprevisíveis.
Segurança do sistema - o software deve ser verificado em busca de "bugs" ou "brechas" para evitar que violações de segurança e "crackers" entrem no sistema.
Usabilidade - A interface deve ser "amigável" para clientes que operam o software.
Codificação - os especialistas em SQA devem verificar e testar o software se os códigos de programação são gerados correta e adequadamente para um desempenho otimizado.
Gerenciamento do código-fonte (SCM) - o controle de revisão e o gerenciamento do código-fonte são feitos após a compactação da codificação e a mudança para formatos de arquivo legíveis, como documentos, programas executáveis e outras informações gerenciadas armazenadas como arquivos. O gerenciamento de código-fonte (SCM) inclui bloqueio de arquivo e mesclagem de versão, que são usados para identidade de arquivo.
Revisão de código - os especialistas SQA verificam novamente todo o sistema para testes beta antes de apresentar o pacote de software aos consumidores.
Gerenciamento de configuração de software - os especialistas em SQA mantêm a estabilidade e a identidade da configuração do software para servir como uma coleção de dados sobre as alterações feitas em todo o sistema. O gerenciamento de configuração de software tem quatro processos implementados que são:
Gerenciamento de configuração - um método de identificação das propriedades definidas na configuração do sistema. Todas as configurações feitas e alteradas são registradas para posterior comparação e análise.
Controle de mudança de configuração - um processo em que as mudanças na configuração devem ser aprovadas para recobrir o revestimento.
Contabilidade do estado da configuração
Contabilidade de status de configuração - Esta é uma coleção de relatórios e registros de uma linha de base de configuração.