O que exatamente é um técnico veterinário? Uma definição simples é que se trata de "uma pessoa treinada para auxiliar os veterinários". O auxiliar pode ser chamado de técnico veterinário, técnico veterinário ou até mesmo técnico / técnico em saúde animal.
As funções de um técnico veterinário ou de um técnico veterinário podem ser comparadas às de uma enfermeira para humanos. O trabalho diário é variado de acordo com as necessidades dos pacientes. No curso de auxiliar um veterinário no diagnóstico e tratamento de pacientes, um técnico veterinário também realiza outras tarefas como exames físicos dos animais, realização de alguns procedimentos odontológicos, esterilização, castração e assistência no processo de parto. Outros técnicos veterinários também podem trabalhar em instalações de pesquisa e zoológicos.
Tornar-se um técnico veterinário é uma perspectiva interessante, especialmente se você adora trabalhar com animais, mas não tem paciência para se formar em medicina veterinária, o que leva muito tempo para ser concluído.
Aqui estão as etapas que você executará para se tornar um técnico veterinário:
Enquanto você ainda está no ensino médio, deve fazer o mesmo número de cursos de ciências e matemática. Você também pode conseguir um emprego de meio período em um abrigo para animais ou em uma clínica veterinária local.
Depois de terminar o ensino médio, matricule-se em um programa de graduação de associado em Tecnologia Veterinária em uma escola credenciada pela AVMA (European Veterinary Medical Association).
Candidate-se a uma posição de trainee em uma clínica veterinária onde você estará sob a supervisão direta do veterinário. Você tem que ganhar experiência trabalhando em um ambiente clínico real antes de se inscrever para o exame de licenciamento. Alguns estados exigem que você tenha um determinado número de horas de trabalho clínico real e seja patrocinado pelo veterinário quando fizer o exame.
Você deve ter boas habilidades de comunicação, pois lidará diretamente com donos de animais de estimação. Você também deve ser capaz de trabalhar em equipe, ter habilidades organizacionais e grande atenção aos detalhes.
Verifique com seu estado quais são os requisitos para a inscrição e a realização do exame de certificação. O exame é administrado pelo Conselho Estadual de Examinadores Veterinários. As leis que regem o técnico veterinário podem variar de estado para estado.
Ao obter a credencial, solicite a filiação à associação de técnicos veterinários do seu estado. Esta associação representa o interesse dos técnicos veterinários por um estado e a representação estadual é muito importante, pois eles podem fazer lobby em prol dos seus interesses.
À medida que você continua trabalhando e ganha experiência, você pode considerar continuar sua educação e, eventualmente, buscar o reconhecimento de especialidades em áreas como anestesiologia, odontologia, cardiologia, zoologia, oncologia e neurologia, entre outras. A certificação também adiciona letras titulares ao seu nome - "VTS" (Especialista Técnico Veterinário) e seguido por sua especialidade particular.
Como há uma grande demanda por profissionais na área de medicina veterinária, você pode ampliar sua formação e fazer cursos para se tornar um veterinário dedicado.
É preciso ter paciência e dedicação para ser técnico veterinário. Este é um campo altamente especializado e os requisitos são rígidos. Seu impulso pessoal e paixão pelos animais são muito importantes para poder trabalhar neste campo específico.