Muitos veterinários optam por ter seu próprio consultório particular. Mas isso não é fácil de fazer, especialmente se você tiver restrições financeiras ou não tiver uma lista existente de clientes. Uma maneira de ter sua própria clínica veterinária é comprando uma já existente. Quão? Leia.
Determine de onde virá o dinheiro. Você precisa identificar sua fonte de financiamento antes mesmo de sonhar em comprar uma clínica veterinária existente. Se você precisar fazer um empréstimo, obtenha seu relatório de crédito. Veja como você se sai e descubra se você tem algum aviso depreciativo. Certifique-se de corrigir as discrepâncias. Em seguida, procure uma instituição financeira da qual possa emprestar e trabalhe com ela para descobrir quanto você está qualificado para emprestar e em que termos. Isso permite que você defina a faixa de preço com a qual pode trabalhar ao comprar uma clínica veterinária.
Decida o tipo de prática que deseja comprar. Animais pequenos ou uma combinação de animais pequenos e grandes? Você quer trabalhar com animais de fazenda? Ambiente rural ou na selva urbana?
Procure clínicas veterinárias à venda. Uma simples pesquisa online pode render uma variedade de resultados. Você também pode visitar os sites do Veterinary Practice Sales Group (VPSG), The Vet Broker, Simmons Veterinary Practice Sales & Appraisals e VeterinaryMLS.com. Esses sites podem indicar clínicas veterinárias que estão à venda ou para alugar. Os três primeiros oferecem serviços de corretor que podem ajudá-lo na compra de uma clínica veterinária existente.
Pergunte ao vendedor o que exatamente está à venda. O lote vem com a clínica ou é apenas o consultório real que ele está disposto a vender? Todos os equipamentos médicos e não médicos estão à venda?
Obtenha uma avaliação dos ativos físicos. Faça com que um avaliador de confiança estabeleça o valor do escritório ou prédio, dos equipamentos médicos e não médicos, dos suprimentos existentes, dos veículos de propriedade da clínica e outros ativos. Determine quanto dinheiro está disponível e quais são as contas a receber e a pagar.
Descubra como está a prática. Há quanto tempo está aberto? Qual é a reputação da clínica? Está fazendo negócios dinâmicos na área? Tem potencial de crescimento dada a sua localização.
Pergunte por que a prática está sendo vendida. Se o veterinário que vende a clínica pretende abrir uma nova ou trabalhar para uma clínica que já está instalada na mesma comunidade, você está se encaminhando para a competição. Isso significaria que o valor da clínica cairia. Veja se você consegue pedir um acordo de não concorrência para dar-lhe tempo para estabelecer ou restabelecer a clínica sem concorrência indevida.
Obtenha ajuda profissional para competir no processo. Contrate um especialista em vendas de prática veterinária. Fale com seu contador e consulte seu advogado. Você precisará da ajuda deles para negociar e fechar a venda.
Muitos veterinários sonham em estabelecer suas próprias clínicas veterinárias. Alguns acham mais fácil comprar uma clínica existente em vez de montar uma do zero. Montar sua própria clínica veterinária pode ser arriscado. Em alguns casos, faz mais sentido comprar um já existente. Se você estiver interessado em comprar uma clínica veterinária existente, guie-se pelas dicas acima para ter certeza de tomar a decisão certa.