Como lidar com problemas de frequência no local de trabalho?
Sr. Jácomo Bittencourt Neto
• 3 min de leitura
Uma empresa de sucesso é composta por colaboradores competentes e presentes. Para administrar um navio apertado, os funcionários devem estar presentes e não normalmente ausentes do trabalho. O absentismo causa muitos problemas no local de trabalho, incluindo diminuição da produtividade e baixo moral.
Os proprietários e gerentes de empresas podem encontrar uma ou duas (espero que não mais) pessoas que parecem assumir a responsabilidade de passar mais tempo em licença do que no escritório. Se você tiver problemas de frequência em seu local de trabalho, aqui estão algumas sugestões de como lidar com eles.
Revise o relatório de presença do funcionário. Este relatório é constituído pela listagem dos nomes dos colaboradores, departamento e cargo, as datas em que não estiveram a trabalhar e os motivos das faltas. Estabeleça quando você deseja revisar este relatório. Pode ser a cada duas semanas, a cada mês ou a cada trimestre.
Verifique se há bandeiras vermelhas no relatório. Observe quais funcionários estão incorrendo em um número excepcionalmente alto de ausências.
Descubra o motivo ou motivos das faltas. Isso pode incluir licenças de férias planejadas, licenças médicas ou licenças de emergência. Afinal, nem todas as ausências são injustificadas.
Estabeleça uma política de comparecimento clara. Se sua empresa já possui um, certifique-se de que todos os seus funcionários conheçam as políticas. Envie um memorando sobre a política como um lembrete. Deve ficar claro como os funcionários podem usufruir de suas licenças e o que devem fazer caso a ausência seja por motivo de doença. Os funcionários que gozam de licença médica por um determinado número de dias devem fornecer um atestado médico. Aplique a política quando necessário.
Verifique a autenticidade da certificação do médico. Caso você tenha formado algum grau de desconfiança contra uma pessoa que está perpetuamente afastada por doença, ligue para o médico que entrega o atestado médico ao seu funcionário. Verifique se o funcionário realmente viu o médico e se a desculpa é legítima. Certifique-se de explicar ao médico por que você está perguntando, porque ele pode sentir que está traindo a confiança do paciente.
Fale com o supervisor e com os colegas do funcionário. Eles podem esclarecer os motivos pelos quais um determinado funcionário está sempre ausente. Se o funcionário tiver problemas comportamentais claros relacionados ao trabalho, você precisará da orientação do Departamento de Recursos Humanos para resolvê-los. Fornecer ao funcionário treinamento técnico e interpessoal pode ajudar, dependendo dos motivos de seu absenteísmo.
Fale com o funcionário. Descubra se seus problemas de atendimento são devido a problemas no escritório que ele está evitando. É possível que haja um problema no local de trabalho que você não conhece. Tente resolver este problema com a ajuda dos Recursos Humanos. Se necessário, contrate um consultor externo para diagnosticar e curar o problema.
Os funcionários que estão sempre trabalhando podem desenvolver sentimentos de ressentimento e baixo moral em relação à administração e à pessoa ou pessoas com ausências injustificadas. O absenteísmo constante de um funcionário pode ser contido se detectado cedo. Lembretes sobre como chegar no horário e no trabalho devem fazer parte da comunicação do funcionário. Trabalhe com supervisores ou gerentes de funcionários que estão excessivamente ausentes sem um bom motivo. Peça conselhos aos Recursos Humanos sobre como lidar com esse problema.