Como deduzir despesas com refeições e entretenimento?
Giovana Zambrano
• 3 min de leitura
Se você deseja reivindicar certas despesas comerciais, pela própria natureza da definição, tais despesas devem ser direcionadas ao negócio. A ocasião para incorrer na despesa de uma refeição ou fornecer um entretenimento deve estar diretamente relacionada a uma atividade comercial legítima que é registrada e pode ser comprovada, se necessário. Só então você poderá tratar esse dinheiro como despesas e não como salários ou lucros, ao calcular sua renda para fins de impostos.
Então, exatamente como alguém pode deduzir os custos incorridos com refeições e entretenimento como despesas legítimas e permitir a isenção de impostos? Aqui estão algumas idéias a esse respeito.
Balcão de contas separado
Primeiro, determine com seu departamento de contas / finanças, ou se você é uma pequena empresa e não tem uma mesa de contas separada, então pergunte ao seu auditor o seguinte -
Limites máximos para dedução de custos incorridos com refeições e entretenimento no curso de suas atividades diárias de negócios. Na maioria das vezes, até 50% de suas despesas com refeições e entretenimento podem ser deduzidas da renda tributável.
Observe que essa taxa varia para determinados locais. Portanto, se você é um contribuinte na Europa e está propenso a longas viagens no âmbito de seu trabalho, é melhor consultar as tabelas de diárias atualizadas regularmente e emitidas pela Receita Federal, Departamento do Tesouro. Aqui, eles não apenas fornecem os limites máximos permitidos para tais deduções, mas também contêm referências sobre como o cálculo das despesas é feito; quais despesas são permitidas pelas autoridades e assim por diante.
Relações públicas
Primeiramente, os custos incorridos com refeições e entretenimento devem ter uma correlação direta com suas atividades comerciais e devem ser necessários e incorridos no curso normal da condução dos negócios. Portanto, é bastante aceitável reivindicar todas as refeições incorridas durante uma viagem de negócios, sejam elas consumidas sozinho ou na companhia de alguns clientes e afiliados, mas não seria aceitável se você reservasse as despesas regularmente enquanto estiver em sua cidade de residência para esse fim. Essa regra básica também se aplica a casos de entretenimento. Isso não significa que você não tem permissão para reivindicar despesas com refeições e entretenimento enquanto estiver em sua cidade natal. É bem possível que você faça isso se ficar claramente estabelecido que a necessidade de uma refeição ou entretenimento surgiu em conexão com uma discussão ou transação de negócios. Além de reclamar despesas com refeições e entretenimento incorridas com os seus clientes e fregueses, também é permitido, por exemplo, ao fazer goodwill para o seu negócio. Portanto, se você estiver incorrendo em despesas durante uma reunião com um representante da indústria, um relações-públicas, um representante da câmara local e assim por diante, isso também pode ser permitido.
Como as questões tributárias são tão complicadas como são, é para seu benefício orientar-se sobre os princípios básicos que envolvem essas despesas permitidas e o objetivo por trás das leis tributárias pertinentes. Isso não é apenas autodidata, mas também permite que você trabalhe livremente, sem obter a aprovação dos contadores o tempo todo.
Em todos os casos, mantenha provas adequadas das atividades e despesas comerciais, incluindo todas as despesas com refeições e entretenimento, recibos de táxi, passagens aéreas e assim por diante.