No decorrer de seu trabalho diário, você pode ter feito uma ou duas coisas que causam humilhação a si mesmo ou a outras pessoas. Veja como lidar com momentos como estes:
Saiba que todo mundo é humano e propenso a causar humilhação em algum momento. Difunda a culpa e perceba o fato de que aqueles que testemunharam seu momento humilhante podem ter passado por experiências semelhantes. Apenas esse conhecimento é suficiente para ajudá-lo a lidar com isso.
Não concentre muita atenção no evento. As pessoas estão constantemente pensando nas coisas, então elas podem pensar sobre o que você fez por alguns momentos, mas rapidamente passam a outros pensamentos. Se você continuar reagindo a isso, você apenas lembrará as pessoas do que aconteceu e reforçará suas reações iniciais. Manter a calma mostra seu profissionalismo e compostura ao lidar com situações adversas.
Se o momento embaraçoso incluir outras pessoas, pense em como dissipar a tensão. Você pode mudar o assunto suavemente ou trazer à tona bons pontos do que aconteceu. Você também pode apontar o fato de que isso acontece com todo mundo, então não há razão para fazer disso um grande alarido. Dessa forma, você será lembrado como alguém que é corajoso e inteligente o suficiente para lidar com uma situação embaraçosa e fazer com que ela dê certo no final.
Se a coisa embaraçosa é totalmente sua culpa, então não culpe outra pessoa. Reconheça seu erro e diga que percebeu o que fez, e também diga o que você poderia fazer para remediar o erro. Apenas certifique-se de acompanhar isso para que, mesmo que as pessoas se lembrem de sua ação humilhante, elas também pensem em como você mudou para melhor por causa disso.
Se outras pessoas o humilham, avalie suas condições de trabalho e relacionamentos e pense no que pode ou não pode ser mudado. Além disso, controle suas emoções o máximo que puder para não complicar a situação.
Se você realmente não consegue lidar com uma situação embaraçosa sozinho e acha que isso pode tê-lo traumatizado psicologicamente, então considere ir a um conselheiro ou psicólogo. Ele pode ajudá-lo a lidar com seus processos de pensamento, sentimentos e reações ao evento e também descobrir e tratar os fatores ocultos que causam seu constrangimento excessivo.
Se o momento embaraçoso ainda não aconteceu, então você provavelmente deve estar pensando em coisas que podem dar errado. Nesse caso, recuse-se a ceder ao hábito de pensar negativamente. O que você pode fazer é pensar nos possíveis erros que podem acontecer ao fazer o que você planeja fazer, saber a probabilidade de cada evento e se preparar bem para evitar ser humilhado. Apenas lembre-se de não exagerar em pensar e planejar, porque isso fará com que você perca o foco e aumentará o risco de cometer um erro. Se a ansiedade está incomodando você constantemente, considere procurar ajuda também.
A chave para lidar com momentos embaraçosos é ser humilde e focado. Ninguém é perfeito e todos estão propensos a cometer erros, mas o importante é continuar fazendo o que você deve fazer, não importa o que sinta no momento.