Bons hábitos são difíceis de cultivar e os maus hábitos são difíceis de eliminar!! Livrar-se de um mau hábito exige muita paciência, perseverança, trabalho árduo e mente aberta, considerando o chamado 'prazer' ou 'satisfação' que dele derivamos; pense em fumar, por exemplo. Se você é uma daquelas pessoas que costuma xingar, em todos os lugares e em tudo que faz, é hora de tomar a resolução de parar com esse hábito imundo. Abaixo estão algumas sugestões sobre como você pode fazer exatamente isso!
Aceitação. Admita que você tem um mau hábito e que praguejar continuamente não faz muito bem em sua vida diária e no trabalho.
Procure ajuda. Uma vez que você tenha decidido se livrar de seu mau hábito, converse com alguém em seu círculo de família ou amigos sobre o que você deseja fazer e como eles podem ajudá-lo com o mesmo.
Encontre a causa raiz. É útil descobrir por que exatamente você tem um problema com palavrões crônicos. Para alguns, é uma condição do ambiente em que vivem ou trabalham - conviver com uma multidão que acha que praguejar é "legal", instituições como os militares ou na prisão onde xingar é um estilo de vida - para alguns é um gatilho ou ponto de estresse ao reagir a uma crítica, ou em um momento de pressão ou em total desafio a uma figura de autoridade em sua vida.
Definição de metas. É importante que você defina metas pequenas e viáveis em sua busca para parar de xingar. É impossível se livrar de qualquer vício ou mau hábito em um dia!! Talvez você possa começar fazendo um esforço consciente para manter os palavrões ou palavrões fora de sua conversa com um determinado indivíduo ou grupo de pessoas - digamos, seu cônjuge ou sua família imediata. Caso contrário, você também pode evitar todos os palavrões em sua correspondência escrita ou qualquer outra medida desse tipo. Trabalhe exclusivamente neste pequeno objetivo até que você tenha conseguido parar ou, pelo menos, reduzido bastante a quantidade de palavrões que você faz naquele meio.
A abordagem 'cenoura e castigo'. Recompense-se sempre que não xingar, se for o tipo de pessoa que responde bem ao reforço positivo. Ou se não, puna-se ou renuncie a algo de que gosta como penalidade por jurar. Um elástico em volta do pulso para estalar cada vez que você pragueja ou um 'fundo de juramento' onde você coloca algum dinheiro cada vez que pragueja são bons exemplos.
Pense, fale e se expresse lentamente. Retardar seu processo de pensamento ou falar devagar ou geralmente 'olhando antes de pular' é uma boa maneira de ficar atento a cada vez que você xinga e evitar conscientemente o uso de tais palavras.
Reconheça que a melhoria será um processo lento, não algo que acontecerá da noite para o dia, e não desanime e pare se você não ver resultados imediatos. Continue com seus esforços diligentemente e você descobrirá que, com o tempo, conseguiu se livrar de um péssimo hábito e não terá como voltar atrás.