Como usar dicas simples para aumentar a autoconfiança?
Luciana da Cruz Filho
• 3 min de leitura
O que é autoconfiança? É a confiança que você dá a si mesmo ao se deparar com uma situação, tarefa ou problema difícil. Sem ele, seria impossível para qualquer pessoa olhar a vida de uma perspectiva mais positiva e realista. Positivo porque você sabe que está equipado com as ferramentas certas e realista porque sabe o que é possível e impossível.
Isolamento faz
Pessoas autoconfiantes não ficam facilmente deprimidas quando as coisas não funcionam para elas da maneira que esperavam. Em vez disso, eles tentam se ajustar à situação. Essa assertividade permite que eles evitem o estresse e sejam mais produtivos. Pessoas tímidas, em oposição às pessoas confiantes, deixam a situação assumir o controle, o que resulta em ineficiência. Também é muito mais fácil para as pessoas com autoconfiança se relacionarem com outras pessoas. Pessoas tímidas muitas vezes se sentem inseguras com os outros e os consideram uma ameaça ou rival. Com essa mentalidade, eles criam um mecanismo de defesa que os separa dos demais. Esse isolamento torna difícil para outras pessoas procurá-los.
A autoconfiança não é inata. É aprendido e desenvolvido. Começa em nossa casa e em nosso relacionamento com nossa família. Nosso ambiente e a comunidade nos ajudam a construí-lo.
A autoconfiança é medida pela maneira como nos tratamos na frente dos outros e como atuamos quando as tarefas são dadas a nós. Quando você não tem confiança, não significa que você não pode mais melhorar. Existem várias maneiras de ajudá-lo a impulsioná-lo. Organizações que oferecem cursos e programas sobre como ganhar autoconfiança e melhorar a autoimagem foram formadas. Existem até poemas e citações que o inspirariam a aumentar a confiança.
Aqui estão algumas dicas simples que podem ajudá-lo a aumentar sua confiança:
Conheça e aceite quem você é. Se você conhece suas habilidades, onde e quando usá-las, você será capaz de transformar as situações a seu favor. Por outro lado, aceitar seus pontos fracos o ajudará a encontrar maneiras de melhorá-los.
Evite comparar- se com os outros. Cada pessoa é única. Você não precisa se perguntar por que não pode usar o mesmo vestido que seu amigo está usando ou por que sua nota é mais baixa do que a de seu companheiro de assento. Essa prática só vai fazer você se olhar com pena.
Considere suas experiências anteriores como um ativo e não um fracasso. Quando as coisas não funcionaram para você, não aja como se o mundo parasse de girar. Tente avaliar suas ações e aprender com seu erro.
Expanda experiências com risco calculado. Não se contenha com o mesmo caminho. Ganhe o máximo de experiências possível e equipe-se com elas no futuro.
Comunique suas idéias a outras pessoas. Comece a se comunicar com outras pessoas compartilhando ideias e opiniões. Ao fazer isso, os outros vão olhar para você como alguém com quem eles podem conversar com bom senso.
Aceite os fatos. Olhar e analisar as coisas por seus próprios critérios às vezes acaba em decepção. Analise as situações de forma mais objetiva e chegue a um resultado realista.
Pare de sentir
Novamente, a autoconfiança não é inata. Portanto, pare de sentir pena e prepare-se com confiança.