Bebês! Eles trazem um sorriso ao rosto de todos. Quando os bebês chegam, eles trazem felicidade. Eles causam um caos feliz nos hormônios, na paz, nos níveis de ruído da casa. Nem é preciso dizer que tudo isso é intensificado inversamente ao nível de preparação dos pais.
Uma sensação de paz vem em se organizar, manter tudo em ordem e estar bem preparado para a chegada do bebê - física, emocional e socialmente. Se você tem emprego, também precisa estar preparado na sua esfera profissional.
Carta de licença maternidade
Parte da preparação profissional para a chegada de seu filho é manter sua empresa bem informada sobre sua gravidez e sua ausência do trabalho por causa disso. Normalmente, isso é feito por meio da Carta de Licença-Maternidade.
Preparação antes da carta
Obtenha informações sobre as leis relativas à licença maternidade e benefícios em seu estado.
Obtenha informações sobre a política da empresa em relação à licença maternidade e benefícios.
Obtenha ajuda em uma ' avaliação de risco de gravidez no local de trabalho ' para quando você continuar a trabalhar durante a gravidez.
Decida quanto da licença maternidade você precisaria e quando você precisará tirar a licença. Obviamente, isso também dependerá do conselho do seu médico, dependendo do seu estado de saúde e condição.
Decida se você vai ter um retorno moderado e lento ao trabalho ou se vai voltar em tempo integral após a licença proposta.
Uma indicação casual da gravidez iminente ao seu chefe, ao mesmo tempo que lhe garante que não haverá interrupção de sua rotina de trabalho, antes de prosseguir com a licença-maternidade, ajudará a garantir uma transferência tranquila quando for necessário.
o Trabalhe em uma nota de transferência, o que tornará a transição suave e o papel simples para qualquer pessoa com uma adaptação curta. Para isso - (i) comece a fazer uma lista de tarefas diárias, que será construída na lista de tarefas semanais e daí até que você tenha por escrito todas as atividades de sua função e como elas contribuem para o objetivo de sua função; (ii) anote quaisquer 'dicas úteis', áreas problemáticas e / ou lembretes; e, (iii) colocar detalhes de todos os seus contatos, fornecedores e outros que o apoiam ou que você precisa para trabalhar em sua função.
Apresente a pessoa que cuidará de suas tarefas na sua ausência aos fornecedores e outras partes interessadas com quem você interage.
Ajudará a buscar ajuda de uma colega que já passou pela licença maternidade para você não perder nada.
A carta de licença maternidade
Se houver um formato para isso disponível em sua unidade de RH, as informações e o formulário já estão predefinidos. Você só precisa preencher o formulário e enviar pelo menos um mês antes ou antes.
Se não houver um formato prescrito, certifique-se de que os seguintes detalhes sejam capturados:
Deve ser endereçado ao seu chefe, datado, digitado e com sua assinatura na parte inferior.
Deve haver uma cópia para os registros de RH.
A data prevista para a saída de férias (pode ser apenas provisória, a menos que você vá sair antes por motivos médicos).
A data provisória que você espera reunir de volta.
Sua função - a equipe que cumprirá suas responsabilidades em sua ausência e o documento de transferência para essa pessoa.
Seu retorno ao trabalho e a forma como você planeja fazê-lo - seja em fases, ou seja, duas horas por dia ou meio dia, ou talvez trabalhe em casa por algum tempo, etc.
Linha de comunicação com você quando estiver de licença - detalhes de contato, etc.
Agora que você já está se organizando, seu bebê só pode tornar a vida melhor - sorrisos, arrotos e gorgolejos!