Como aprender a amar o seu trabalho e tornar a vida mais feliz?
Gonçalo William Mota Borges
• 3 min de leitura
Passamos muito tempo no trabalho. Pense nisso - se você está trabalhando em um emprego normal de 9 a 5 dias, cinco dias por semana, 52 semanas por ano, você está gastando mais de 2.000 horas por ano, descontando os feriados. Só faz sentido, então, que se você não está feliz com seu trabalho, não esteja feliz com uma grande parte de sua vida.
Aprender a gostar, até amar, seu trabalho provará ser uma das melhores coisas para seu bem-estar geral. Uma atitude positiva em relação ao trabalho aumentará sua produtividade e chances de sucesso, levando a um maior senso de autoestima. E quem não quer se sentir valioso?
Estabeleça objetivos pessoais
A satisfação no trabalho pode parecer uma meta abstrata a ser alcançada, mas na verdade é uma questão de ser proativo. O melhor lugar para começar será sua ética de trabalho - estabeleça metas pessoais para seu trabalho. Especifique o que você deseja que aconteça e quando deseja que aconteça. Isso lhe dará mais motivação para fazer um bom trabalho, aumentando assim o seu valor no trabalho, tanto para os chefes quanto para você mesmo.
Em seguida, conheça as pessoas no escritório. Nada faz uma pessoa se sentir melhor em relação ao seu local de trabalho do que sentir que pertence a ele. Faça amizade com todos, desde a pessoa no cubículo ao lado até Marv, o zelador. O sorriso de um rosto familiar pode fazer toda a diferença no seu dia de trabalho. Depois de colocar sua rede em funcionamento, leve-a para fora do escritório. Conheça outras pessoas dentro de sua indústria. Você se sentirá mais conectado à sua carreira à medida que adicionar mais e mais pessoas com as quais pode compartilhar experiências.
Maior consideração simplesmente
Aprenda a falar abertamente, principalmente quando se trata de melhorar a empresa. Isso mostra iniciativa para aqueles com quem você fala, e os chefes adoram ver isso em seus funcionários. Você será tratado com maior consideração simplesmente porque se preocupa o suficiente com a empresa para falar o que pensa sobre ela. E quem sabe? Seu conselho só pode levar sua empresa a novos horizontes de sucesso - e você será levado junto com ele.
Se a carga de trabalho for um problema, novamente, apenas fale. Quer sua carga seja muito ou pouco, a maioria dos chefes apreciará se você abordá-los de maneira respeitosa e razoável. Com um pouco de conversa, você pode obter a carga de trabalho que acha que merece.
Agora, se você sentir que chegou a um beco sem saída e sua paciência se esgotou, talvez você simplesmente não tenha o emprego certo. Trate sua carreira como se fosse um relacionamento romântico - com paixão. A paixão é um fator discreto, mas muito importante, de satisfação no trabalho, e um trabalho sem paixão é como um casamento sem amor. Encontre um plano de carreira que lhe dê aquele ímpeto e a sensação de autorrealização, e você terminará uma pessoa muito mais feliz. Lembre-se de que nenhum trabalho é perfeito e que toda ocupação esbarra em um obstáculo de vez em quando. Mantenha uma perspectiva positiva, seja proativo em relação à satisfação no trabalho e a felicidade estará ao virar da esquina.