Então você deixou seu emprego do inferno e agora está procurando outros empregadores em potencial. No entanto, se você tiver referências de emprego ruins, poderá ter dificuldade em conseguir alguém para contratá-lo. Afinal, você é tão bom quanto sua última posição.
Referências de trabalho ruins
Como você lida com referências a empregos ruins? Aqui estão suas opções.
Selecione as informações que você colocar em seu currículo com muito cuidado. Qualquer histórico de emprego anterior que você colocar é um jogo justo para seu possível funcionário. Certifique-se de que, ao colocar alguém como referência, ele seja pelo menos neutro e justo e, com sorte, dê a você uma recomendação brilhante. Tente listar alguém que possa lhe dar um feedback positivo, como um supervisor de outro departamento com o qual você trabalhou em um projeto.
Fale com seu empregador anterior. Tente entrar em contato com seu antigo chefe e diga a ele que você está em busca de emprego. Diga a ele que você o listará como uma referência e diga que espera poder dar a quem ligar um feedback justo sobre você. Você pode perguntar qual é a política do escritório sobre referências. Algumas empresas emitem uma declaração geral "sem comentários" em resposta a todas as consultas de referência para evitar quaisquer problemas de litígio.
Conheça seus direitos. É ilegal um ex-empregador inventar coisas sobre você como retaliação por não se dar bem com você. Se o seu antigo empregador está lhe dando referências erradas propositalmente, mesmo que sejam infundadas, você pode decidir processá-lo. Um empregador só pode comentar sobre a qualidade do trabalho que você entregou e não pode falar mal do seu caráter ou difamar você de qualquer forma.
Seja direto. Durante a entrevista de emprego, informe seu possível empregador se ele tiver dificuldade em obter referências. Se você teve problemas de trabalho com seu empregador anterior e agora está preocupado que isso possa voltar a atormentá-lo, talvez seja melhor ser honesto e dizer na entrevista que você teve um conflito de personalidades e estilos de trabalho com seu chefe anterior. Pode-se até dizer que é o motivo pelo qual saiu do cargo, já que está em busca de algo que se ajuste mais ao seu estilo de trabalho. Não minta durante a entrevista porque essas coisas podem ser esclarecidas se o seu entrevistador conseguir falar com o seu antigo chefe.
Venda-se durante a entrevista. Uma referência ruim é apenas um aspecto que um empregador em potencial considera. Se você for profissional, pessoal e exalar confiança e charme, um empregador pode olhar além de sua história de trabalho e ver seu potencial. Uma má referência não significa o fim de sua carreira, desde que você esteja disposto a trabalhar duro e causar uma impressão positiva durante a entrevista. Concentre-se em suas habilidades e em como você pode contribuir e tirar o melhor proveito da posição que está disputando. Ajude seu futuro chefe a olhar para frente em vez de olhar para o seu passado.
Se acontecer de você ter uma referência ruim, não se deixe abater. Aprenda com a experiência para que você trate cada cargo com alto nível de profissionalismo. Esta é a única maneira de garantir que ninguém diga nada negativo sobre você.