Nos primeiros estágios da vida, as crianças aprendem mais e são moldadas por relacionamentos individuais. Um cuidador principal também atua como um professor especial para a criança e um especialista exclusivo sobre ela. Esta não é apenas uma tarefa fácil, pois o cuidador principal também é responsável pelas necessidades e pelo progresso da criança, e os pais confiam seu precioso filho nas mãos de outra pessoa. Aqui estão alguns conselhos sobre como ser o melhor e mais confiável cuidador principal.
Mostre amor e sinceridade em abundância. Eles nutrem o coração de uma criança de uma forma que nada mais pode fazer. As crianças precisam de amor e sinceridade de seus pais e responsáveis tanto quanto precisam para satisfazer suas necessidades básicas. Se você cuidar de uma criança de uma maneira mais pessoal e se preocupar com o bem-estar geral da criança, isso ficará evidente na maneira como você cuida dela. Você sempre fará o que é melhor para a criança e não a colocará em risco.
Preencha as necessidades básicas da criança. Bebês e crianças pequenas sempre precisam ser cuidados com atenção. Os bebês, em particular, precisam de cuidados mais intensivos e focados. E uma vez que eles só podem se expressar através do choro e outros sinais de inquietação (podem estar com fome, com sede, sonolentos, desconfortáveis, doentes, precisam arrotar ou trocar a fralda), você deve ser capaz de catalogar e interpretar os sinais que eles dão. Eles precisam comer regularmente, e os horários e a frequência das refeições dependem da idade da criança. Certifique-se de que a criança faz refeições saudáveis e balanceadas e está devidamente hidratada. Água limpa e potável deve estar sempre ao alcance. Para bebês e crianças pequenas, troque as fraldas. Ajude a criança sempre que ela precisar ir ao penico. Se a criança estiver cansada e com sono, coloque-a na cama imediatamente.
Estabeleça e siga um cronograma. Há um tempo para tudo. Certifique-se de que a criança sempre coma na hora certa e tenha uma programação definida para dormir, cochilar, brincar e aprender, etc. Essa também é uma maneira de ensinar a criança a seguir uma rotina e incutir disciplina.
Observe a higiene adequada. Isso é algo que o cuidador principal nunca deve esquecer. Sempre lave bem as mãos e esteja limpo por dentro e por fora sempre que lidar com crianças. Mostre também à criança como lavar as mãos corretamente e como estar sempre limpa para evitar a propagação de doenças e germes.
A segurança é uma prioridade. Nunca deixe nenhuma criança sozinha em nenhum momento. Fique de olho neles como um falcão o tempo todo, especialmente quando estiver na banheira, ao ar livre, ao brincar ou passear. Os tempos são diferentes agora e existem muitos perigos que nem nós poderíamos prever. Mantenha objetos pontiagudos e perigosos longe de seu alcance. Não dê à criança pequenos objetos que ela possa engolir ou engasgar acidentalmente. Torne o ambiente circundante à prova de crianças.
Um grama de prevenção é melhor do que meio quilo de cura. Se a criança apresentar sinais de mal-estar ou mal-estar, tome as medidas necessárias para evitá-lo. Se os sintomas piorarem, anote-os e consulte um médico imediatamente. O cuidador principal também deve tomar medidas proativas para evitar que a criança fique doente ou que os sintomas piorem.
Vista a criança de forma adequada e confortável. Vista a criança com roupas adequadas à estação e ao clima. Se estiver frio, certifique-se de que a criança esteja confortável e aquecida. No verão, vista a criança com roupas que a deixem respirar. Ao brincar, a criança deve usar roupas menos apertadas.
Apresente atividades educacionais seguras, divertidas e apropriadas. O tempo de jogo também é tempo de qualidade. Facilite jogos divertidos e atividades de aprendizagem apropriadas para a idade e o nível da criança. Deixe a criança brincar e interagir com outras crianças de sua idade também.
Ser o cuidador principal de uma criança deve ser levado a sério. O relacionamento entre um cuidador principal e uma criança desempenha um papel muito importante para o desenvolvimento da criança e vem em segundo lugar para a importância das relações parentais e familiares.