Se você descobrir que sua paixão está em panificação, fazer doces, experimentar novas receitas e compartilhar seus próprios doces assados com amigos e família, você deve considerar uma carreira como padeiro profissional. Algumas pessoas pensam que assar é fácil, mas o que às vezes esquecem é que assar também é uma arte e pode levar anos até que alguém se torne realmente um padeiro bem temperado. Aqui estão alguns conselhos para ajudá-lo a começar no caminho da panificação profissional.
Pratique o cozimento em casa. Os padeiros profissionais têm um começo comum - eles começaram assando as receitas mais simples e os favoritos caseiros. Quer se trate de ajudar cozer avó dela caseiro de limão e merengue tortas, ou tentando impressionar sua família assando brownies pré-misturados, os padeiros começam a aprender as receitas mais básicas, sua comida caseira favorita e comida que os faz lembrar de casa. Cozinhar é mais prático e é por meio da prática contínua que você aprende o que funciona e o que não funciona. Experimente receitas diferentes. Compartilhe suas guloseimas assadas com a família e amigos e pergunte se eles gostaram. Esteja aberto a sugestões e comentários, pergunte-lhes o que eles gostam e como você pode melhorar seu cozimento. Por tentativa e erro, você definitivamente aprenderá lições e dicas que o ajudarão a se tornar melhor no que faz.
Conclua um curso de artes culinárias. Existem muitas instituições no país e no exterior, oferecendo dois ou até quatro anos de educação formal em artes culinárias. Além do treinamento prático, você também aprenderá as habilidades e conceitos em preparação de alimentos, planejamento de cardápio e produção e gerenciamento de uma empresa culinária. Para quem tem dificuldade de frequentar as aulas regulares, também existem aqueles que oferecem cursos online. Receber um diploma em artes culinárias de uma instituição credenciada abre muitas portas e inúmeras oportunidades para um aspirante a profissional. Estudar em uma escola cara e famosa não é um requisito. Basta escolher o que melhor se adapta às suas necessidades.
Inscreva-se em aulas especializadas de panificação. Existem também escolas técnicas e instituições que oferecem cursos de certificação de curta duração ou aulas especiais com treinamento prático em panificação. Basta ser paciente e engenhoso vasculhando a internet e obtendo informações sobre aulas como fundamentos de panificação, produção de panificação, fabricação e decoração de bolos, confeitaria e sobremesa, fabricação de pão, etc.
Candidate-se como assistente de padeiro ou chefe de pastelaria. Depois de adquirir todas as habilidades básicas, técnica e conhecimento de que você precisa, seu próximo foco deve ser construir experiência de trabalho. Você tem muitas opções. Procure empregos e vagas em cafés, restaurantes, padarias, confeitarias e sobremesas, e até mesmo empresas de catering. Aqui você poderá aplicar tudo o que aprendeu e ainda terá espaço para aprimorar ainda mais suas técnicas e habilidades. Observe seus superiores de trabalho e mentores. Aprenda com eles também. Trabalhe seu caminho e sempre continue adicionando o que você já sabe. Com trabalho árduo e honesto e determinação, você acabará se vendo como um profissional sênior.
Experimente e crie seus próprios doces e guloseimas exclusivos. Ao cozinhar e assar, não tenha medo de experimentar. Quem tem sucesso neste setor é quem segue explorando a criatividade, a originalidade e também quem supera desafios e testa seus limites. Se você for capaz de criar algo maravilhoso e inteiramente seu, as pessoas se lembrarão de você por isso. E eles continuarão a voltar para buscar mais de sua comida.
Para ser um padeiro profissional, você precisa estar disposto a investir tempo e dinheiro para adquirir as habilidades e técnicas necessárias para ter sucesso no setor. Ao mesmo tempo, você tem que trabalhar muito duro e ter certeza de que seu coração está realmente empenhado nisso. Mas não se deixe intimidar. Depois de trabalhar duro para se tornar um padeiro profissional, você certamente colherá as recompensas e a satisfação de fazer as pessoas felizes, uma vez que tenham experimentado seus guloseimas primorosamente preparadas.