Como se tornar um chef pasteleiro: escolas de chef pasteleiro?
Gil Pacheco de Santos
• 3 min de leitura
Aprenda os requisitos educacionais para se tornar um chef
Você se lembra do Zeke da franquia High School Musical? Ele é aquele que adora preparar doces e sobremesas de dar água na boca para seus amigos. Se você é semelhante a Zeke nesse aspecto, deve considerar se tornar um chef confeiteiro.
Além de produzir assados maravilhosos, um chef confeiteiro também supervisiona a equipe, cuida dos pedidos de suprimentos e mantém as coisas organizadas em sua área da cozinha. Se você está à altura dos desafios de ser um chef pasteleiro, use o guia a seguir para estabelecer sua carreira, aprendendo os requisitos para se tornar um chef.
Como se tornar um chef pasteleiro:
1. Decida qual curso você deseja fazer. Existem vários programas disponíveis para quem pretende focar-se na arte da pastelaria. Estes são:
Certificado de Panificação e Pastelaria - Geralmente, é um programa de um ano oferecido por escolas de panificação e culinária que prepara o aluno para uma posição de nível básico na indústria de food service. É basicamente um curso intensivo sobre artes de panificação e pastelaria.
Associate Degree in Applies Science Culinary Arts - Esta escola de arte culinária é geralmente um programa de dois anos oferecido em faculdades e universidades. Além de artes de panificação e confeitaria, os alunos aprendem sobre preparação de cardápio, atendimento ao cliente e nutrição.
Bacharelado em Artes Culinárias com especialização em Artes de Pastelaria - Este é um programa de graduação da escola de arte culinária que oferece aos alunos um treinamento prático em preparação de alimentos e administração de restaurantes. A especialização em Pastry Arts garante a obtenção de formação especializada em confeitaria e pastelaria.
2. Escolha sua escola de culinária. Sua escolha de uma instituição educacional dependerá muito do programa que você gostaria de fazer e do orçamento que você tem. Algumas das melhores e mais caras escolas de culinária e confeitaria estão localizadas na Europa. Se você tiver que trabalhar seu caminho na escola, considere fazer aulas de culinária em faculdades comunitárias próximas e depois praticar suas habilidades em casa. Quando você for mais adepto da panificação, poderá tentar conseguir uma bolsa de estudos para obter um diploma em artes culinárias.
Você também pode procurar aulas especializadas em panificação nas escolas profissionalizantes de confeiteiros perto de você. Exemplos de aulas especializadas são decoração de bolos e confecção de doces. Essas aulas definitivamente irão melhorar suas habilidades como chef confeiteiro em ascensão.
3. Inscreva-se em programas de aprendizagem em restaurantes. Dizem que a experiência é o melhor professor. Alguns pequenos restaurantes e hotéis aceitam aprendizes dispostos a trabalhar arduamente com apenas o subsídio de subsistência. Você aprenderá muito observando e ajudando um chef confeiteiro experiente no trabalho.
4. Eduque-se. Existem chefs pasteleiros de sucesso que não tiveram a vantagem de uma educação formal nas artes da pastelaria. Em vez disso, eles mergulharam em incontáveis livros e revistas sobre panificação. Em seguida, aplicaram o que leram cozinhando em casa e fazendo com que familiares e amigos julgassem suas obras-primas.
Existem muitas maneiras de se tornar um chef pasteleiro e os requisitos para se tornar um chef nem sempre envolvem ir à escola. A boa notícia é que você não precisa de uma educação formal para se tornar um chef pasteleiro; tudo que você precisa é paixão por panificação e um dente doce.