Assistentes de fisioterapia auxiliam fisioterapeutas na reabilitação de pacientes. Seus pacientes variam, desde vítimas de acidentes que precisam se recuperar de seus ferimentos a pacientes com ataques cardíacos e derrames, e aqueles que sofrem de artrite, dores nas articulações, dores nas costas, vertigem e paralisia cerebral. Esses pacientes são assistidos em terapias que os ajudarão a restaurar sua capacidade de mover suas pernas e braços ou escapar da dor. Existem diferentes tipos de programas de condicionamento físico para pacientes, dependendo da parte do corpo que precisa de terapia.
Assistente de fisioterapia
Para se tornar um assistente de fisioterapia, você precisa passar por duas fases: obter educação formal e treinamento e, em seguida, obter uma certificação para se qualificar para empregos como assistente de fisioterapia com um bom salário.
Educação formal e treinamento. Você precisa terminar o grau de associado para se tornar um assistente de fisioterapia. É um programa de dois anos e está disponível na maioria dos estados. Existem pelo menos 200 programas credenciados em escolas de todo o país. Esses programas fornecem aos alunos conhecimentos básicos em anatomia, psicologia, comunicação terapêutica, terminologias médicas, uma introdução à fisioterapia, terapia ocupacional, mobilidade de articulações e ferramentas e avaliação terapêutica. Existem vários outros assuntos que cobrem práticas de primeiros socorros, como RCP.
Mãos submersas
Além da teoria, os alunos também passam por treinamento prático sobre como cuidar de pacientes. É requisito básico para o aluno estar em boa forma física, pois ele terá que auxiliar e, em algumas ocasiões, transportar o paciente da cadeira de rodas para o equipamento de ginástica. As terapias feitas na cama também exigem que o aluno seja capaz de levantar as pernas do paciente e massagear os membros do paciente.
Para o treinamento, os alunos são colocados em lares de idosos ou centros de fisioterapia. Até mesmo alguns centros de fitness têm fisioterapeutas, então este também pode ser um bom campo de treinamento. Na maioria das vezes, os treinamentos são voluntários, com remuneração mínima. O importante é que o aluno ganhe experiência prática e possa aplicar seus conhecimentos no trabalho. Ele será supervisionado pelo assistente do fisioterapeuta residente e será avaliado pelo administrador da casa de saúde ou centro de fisioterapia.
Ao procurar uma escola para se inscrever, certifique-se de que ela seja certificada pelo órgão de certificação apropriado naquele estado.
Certificação. Depois de terminar o programa de graduação de dois anos, você receberá uma certificação da escola em que se matriculou. Também existem requisitos de licenciamento para assistentes de fisioterapia, e isso varia em cada estado. Você deve verificar com o estado em que pretende trabalhar em relação a esses requisitos. Normalmente, eles exigem que você passe em um exame estadual e também exigem um número mínimo de horas gastas em treinamento. Verifique também com a associação oficial de fisioterapeutas do seu estado quais exames devem ser realizados.
Enquanto você ainda é um estudante, é importante conhecer os fisioterapeutas e assistentes de fisioterapia para descobrir onde você pode conseguir um emprego em um futuro próximo. É sempre bom estabelecer sua rede de contatos bem antes da formatura.
É possível para os assistentes de fisioterapia (PTA), eventualmente, seguir um curso de fisioterapia (PT) e exercer essa profissão. Existem programas PTA a PT disponíveis que podem ser concluídos em poucos meses.