Como se tornar um Diretor de Conformidade Regulatória?
Srta. Sabrina Leal Correia
• 4 min de leitura
Uma resposta a essa pergunta está em entender o que é conformidade regulatória. Em termos leigos, conformidade regulamentar significa aderir ou satisfazer "as leis do país". Podem consistir em estatutos ou leis promulgadas pelo legislativo ou em regras e regulamentos criados por vários departamentos, órgãos governamentais e quase-governamentais que estão sob o ramo executivo do governo. Para voltar a uma lição elementar de Civics 101, o poder legislativo de um governo cria a lei, o poder executivo implementa a lei e o judiciário interpreta a lei. O cumprimento da regulamentação, portanto, recai principalmente na alçada do Poder Executivo do Governo, que funciona através das várias entidades acima mencionadas.
Ao contrário da opinião popular, a conformidade regulatória não se limita apenas ao mundo do dinheiro e das finanças, embora com certeza ouçamos mais sobre esse tipo de conformidade. Cada setor, seja farmacêutico, de saúde, ambiental, de manufatura, etc., tem sua própria lista de leis, regras e regulamentos que devem ser seguidos por todos os participantes envolvidos nesse setor. A conformidade regulatória é um campo dinâmico, o que significa que há um processo constante de alteração ou novas normas sendo adicionadas quase todos os dias, conforme novas questões ou problemas são identificados! Então, o que exatamente é necessário para se tornar um diretor de conformidade? Aqui está a informação privilegiada...
Qualificações: um diploma é obrigatório, não necessariamente um MBA ou um mestrado, mas qualquer um deles apenas aceleraria o crescimento de sua carreira. Gerenciar a conformidade regulatória é uma habilidade que você adquire ao longo dos anos, à medida que trabalha em diferentes funções em uma empresa ou outra organização. No entanto, em grandes conglomerados, pode haver um departamento separado para lidar com a conformidade, geralmente associado ao gerenciamento de risco e / ou garantia de qualidade. Nesses casos, você pode esperar começar como um executivo de nível básico e progredir até a função principal como Diretor de Conformidade ou outra designação semelhante. Qualificações adicionais por meio de diplomas ou programas de certificação em gestão de risco, saúde e segurança, risco operacional, legislação, auditoria e controle de qualidade, etc, adicionam mais carne à função.
Coleta e aprendizagem contínuas de conhecimento: Como mencionado acima, garantir a conformidade é uma atividade dinâmica e o trabalho do responsável pela conformidade envolve permanecer constantemente atualizado ou até mesmo à frente das mudanças previstas nas regras e regulamentos e interagir constantemente com as autoridades reguladoras, fornecendo informações oportunas e dados conforme exigido por este último. É função do oficial de conformidade garantir que a empresa não viole ou viole quaisquer requisitos regulamentares e, como tal, a função envolve conhecer todas as partes do negócio de dentro para fora - vendas, marketing, produção, operações, jurídico, atendimento ao cliente etc.
Habilidades e atributos pessoais: um processo de pensamento lógico, mantendo a capacidade de "pensar fora da caixa"; Excelentes habilidades de gestão de pessoas, uma atitude agradável e calma, capacidade de realizar várias tarefas e um interesse constante em aprender são algumas das habilidades e atributos que um diretor de conformidade deve ter. Destes, o gerenciamento de pessoas é provavelmente o mais importante; além de lidar com as autoridades regulatórias, o responsável pela conformidade também precisa lidar com seus próprios colegas. A maioria dos gestores vê o compliance como uma barreira para a gestão de um negócio lucrativo por conta do procedimento de documentação, registro dos desvios e motivos dos mesmos e do tempo gasto na preparação de explicações e responder às questões levantadas pelo responsável pela conformidade.
Como responsável pela conformidade, sua função é basicamente a de um vigilante; você deve estar constantemente alerta e atento aos problemas, conforme e quando eles surgirem. Embora a quantidade e o nível de detalhes envolvidos sejam enormes, a maioria dos responsáveis pela conformidade dirá que esse é um trabalho que eles gostam e podem fazer (sem trocadilhos)! Se for algo do seu interesse, as informações acima certamente o colocarão no caminho certo.