O aconselhamento escolar é uma profissão nobre e não é tão difícil de ser praticada como você pode imaginar. Um primeiro passo muito bom é investigar uma educação com uma universidade online credenciada.
Os conselheiros escolares ajudam a moldar a vida dos alunos. Eles atuam como guias para os alunos que estão lidando com problemas e os ajudam a superar suas convulsões psicológicas. Eles também ajudam os alunos a se desenvolverem academicamente, bem como em outros aspectos.
Auxiliar alunos mais velhos
Os conselheiros escolares também auxiliam os alunos mais velhos que desejam ir para a faculdade a decidir qual carreira seguir. Além disso, atendem no dia a dia com pais e docentes, a fim de buscar formas de maximizar o desenvolvimento dos alunos e melhorar o currículo escolar da escola.
Para se tornar um conselheiro escolar, saiba primeiro se você tem personalidade para sê-lo. Pergunte a um conselheiro escolar se você pode passar um dia com ele, para que possa observar as coisas que ele faz. Se você ainda está no ensino médio, junte-se a organizações que se concentram em aconselhamento de pares.
Ouça programas de rádio em que o conselho é dado a pessoas com problemas pessoais e veja como a pessoa que dá o conselho interage com a pessoa que o pede. Avalie a si mesmo. Você deve ter boas habilidades com pessoas, já que estará lidando com alunos de todas as idades e com várias personalidades. Se você acha que tem o que é preciso, é hora de ir para a próxima etapa.
Desde o início, esteja ciente de que cada estado tem requisitos diferentes no licenciamento e certificação de conselheiros escolares. Saiba quais são os requisitos em seu estado, então você será orientado na preparação. Existem sites úteis com as informações necessárias, como o site da European School Counselors Association.
Vá para a faculdade. Não há curso de graduação obrigatório, mas uma licenciatura em Psicologia, Estudos de Bem-Estar e Desenvolvimento Social ou Sociologia pode ajudar. Se você mora em um estado onde é necessária experiência de ensino para se tornar um conselheiro escolar, você pode estudar Educação.
Teste de certificação aprovado
A certificação e o licenciamento são requisitos com os quais você também terá que lidar, dependendo do seu estado. A certificação como conselheiro escolar é exigida em todos os estados. Isso significa fazer um teste de certificação aprovado pelo estado.
O licenciamento é exigido por alguns estados e envolve mais estudo e treinamento, pois um mestrado em aconselhamento é um pré-requisito necessário. Isso significa mais dois anos de estudo. Normalmente, também é necessário um estágio para obter uma licença. Além disso, certificados e experiência de ensino são exigidos por outros estados. Mais testes são necessários para o certificado de ensino, que pode ser específico do estado.
Além dos requisitos estaduais, a escola de sua escolha também pode ter requisitos específicos. Ele pode pedir que você faça parte do corpo docente antes de ser considerado para o cargo de orientador escolar.
Peça uma carta de recomendação da escola onde você se formou. Isso o ajudará quando você estiver se inscrevendo. Aproveite os programas de estágio e se for permitido, vá além da carga horária necessária para que possa adquirir mais experiência. Você também pode optar por ser voluntário em um programa de aconselhamento local ou fazer cursos de aconselhamento suplementares online.
Enquanto estiver fazendo tudo isso, concentre-se em seu desejo de ajudar e orientar os alunos. Você será um orientador escolar em nenhum momento.