Como escrever um currículo quando você estiver no ensino médio?
Luciana da Cruz Filho
• 4 min de leitura
Muitos adolescentes hoje, especialmente estudantes do ensino médio, envolvem- se em empregos de meio período. Isso é claro, para ajudar seus pais ou apenas para que eles tenham alguma mesada extra. As oportunidades de emprego para alunos do ensino médio são muito limitadas, por isso é importante poder apresentar um bom currículo para aumentar suas chances de conseguir emprego. E como o currículo de um graduado é diferente do currículo de um estudante do ensino médio, devemos ter cuidado ao escrevê-lo.
Aqui estão algumas dicas sobre como um estudante do ensino médio pode escrever um bom currículo:
Mantenha o padrão. Você tem que incluir a seção principal do currículo, sempre. Os empregadores sempre estarão cientes de como você escreveu corretamente seu currículo. As seções principais de seu currículo devem incluir seu nome e informações de contato, metas ou objetivo, nível de escolaridade, prêmios / honras / certificações e experiência de trabalho. Existem várias maneiras e formatos de escrever um currículo, portanto, ele pode incluir mais seções do que as já mencionadas. Mas o mais importante são as seções principais, portanto, nunca pule uma.
Descreva suas experiências como estudante do ensino médio. Como a maioria dos alunos do ensino médio ainda não possui experiência profissional de trabalho, é melhor considerar uma lista de sua experiência profissional na escola. Por exemplo, escrever um diário, projetar uma revista, organizar um evento esportivo e assim por diante. É bom se você tiver uma experiência de trabalho relacionada à escola que possa estar intimamente relacionada ao emprego para o qual está se candidatando. Essa é apenas uma forma de informar aos empregadores que você tem uma ideia ou que é confiável para o trabalho. Mas se você já tem experiência de trabalho, é claro que é melhor indicar isso. Compartilhar suas experiências diz a eles que você é capaz para o trabalho
Expresse-se. Os adolescentes têm muito interesse, o que os torna muito versáteis no que diz respeito ao trabalho. Você pode incluir seus interesses e hobbies no currículo para que os empregadores tenham uma ideia do que você é capaz ou em que área você é melhor. Essa também é uma forma de se apresentar e se descrever.
Os prêmios vão recompensar. Liste os prêmios e conquistas que você alcançou até agora. Isso sempre impressiona seu empregador. Seus prêmios definirão seu compromisso, capacidade e habilidades no trabalho. Os prêmios da sua escola sempre indicarão que você é inteligente, trabalhador e disciplinado. Isso mostra que você pode fazer as coisas do seu jeito. Mas lembre-se de ser honesto ao listar suas realizações.
Revise isso. Revise seu currículo não apenas uma ou duas vezes, mas várias vezes. Você também pode pedir a alguém confiável para revisar seu currículo. Isso é para garantir que seu currículo esteja livre de falhas. Lembre-se de que os empregadores sempre verificarão seu currículo em relação a erros gramaticais, erros de digitação e habilidades gerais de escrita primeiro. Isso é para eles separarem os bons dos maus. Portanto, revise dez vezes para ter certeza de que seu currículo está pronto para ser enviado. Revise e edite se encontrar algum erro em seu artigo. Em seguida, revise novamente.
Os empregadores sempre ficam impressionados quando os alunos do ensino médio fornecem um currículo ao se candidatar a um emprego. Isso já pode mostrar o quão responsáveis eles são ao tomar a iniciativa. Sempre faça o melhor currículo que puder, pois essa ferramenta o ajudará a encontrar o emprego que deseja. Fazer currículos para o ensino médio é uma ótima prática para fazer seus futuros currículos profissionais.