Ser veterinário não é a única opção de carreira se você deseja entrar no mundo veterinário. Por que não considerar ser um técnico veterinário? Você precisará de menos anos de estudo e terá menos responsabilidade, mas ainda assim poderá cuidar de animais. No entanto, antes de se tornar um técnico veterinário, você deve primeiro se preparar. Ler uma revista online sobre como se tornar um técnico veterinário pode ajudar.
Alguns empregos para esta carreira são:
Trabalhos comuns de técnico veterinário. Isso inclui fornecer aconselhamento básico aos clientes, dar os tratamentos necessários para problemas usuais com animais de estimação, colher amostras de sangue e obter histórias.
Trabalhos técnicos. Espera-se que um técnico veterinário saiba como raspar a pele e tirar e processar radiografias. Eles também devem saber como realizar exames e procedimentos laboratoriais, como aqueles feitos por um técnico de radiologia ou um técnico de prótese dentária.
Empregos de assistente veterinário. Eles devem auxiliar no exame físico do animal para determinar qualquer lesão ou doença. Eles também podem administrar medicamentos, hemoderivados, fluidos e manter a anestesia, desde que prescritos pelo veterinário. Os técnicos veterinários devem preparar os instrumentos e equipamentos necessários ao veterinário ao realizar a cirurgia. Eles terão funções semelhantes às dos técnicos de radiologia, certificando-se de que os equipamentos de suporte e dispositivos de monitoramento estão funcionando perfeitamente.
Trabalhos de assistência ao paciente. Isso inclui medir a temperatura, registrar o pulso, verificar a respiração, aplicar talas, limpar os dentes e curar os ferimentos. Um técnico veterinário também é responsável por cateterizações, realização de lavagens de ouvido e alimentação. Além disso, eles devem saber como usar os equipamentos necessários para o cuidado do paciente, como equipamentos de ultrassonografia, radiografia e eletrocardiografia. Devem também ser técnicos de prótese dentária para animais.
Trabalhos de manutenção. Espera-se que os técnicos mantenham um estoque de produtos farmacêuticos, suprimentos e equipamentos, além de manter os registros de tratamento dos pacientes. Eles também devem ajudar, conforme necessário, com outras práticas veterinárias e tarefas administrativas.
Ano de treinamento em tecnologia veterinária
Se você estiver interessado em se tornar um técnico veterinário, comece fazendo um curso de treinamento de tecnologia veterinária de dois anos, como Tecnologia Veterinária, de uma escola ou faculdade credenciada. Depois disso, você precisará ser aprovado no Exame Nacional de Técnico Veterinário. Em alguns estados, é necessário um curso de Tecnologia Veterinária de quatro anos de uma faculdade registrada antes de poder fazer o exame de certificação ou obter uma licença.
Além de obter a educação e a certificação necessárias, um técnico veterinário deve possuir boas habilidades de comunicação. A capacidade de se relacionar e trabalhar bem com os outros e a capacidade de ser orientado para os detalhes são habilidades importantes nesta profissão. Mas, acima de tudo, um técnico veterinário exige um amor especial pelos animais.
Seu trabalho árduo e esforços serão recompensados com um bom salário. O salário médio por hora para estes profissionais é de 9,70€, enquanto o salário médio anual é de cerca de 20100€