Como executar seu próprio negócio de prática veterinária?
Giovana Zambrano
• 3 min de leitura
O maior sonho da maioria dos formados em escolas de veterinária é montar uma clínica ou consultório veterinário próprio. No entanto, o que é mais prático para a maioria dos recém-formados em início de carreira atualmente é trabalhar primeiro como aprendiz com um profissional licenciado. Eventualmente, chega o momento em que eles estão totalmente preparados para lutar por conta própria e colocar sua própria prática. Aqui estão algumas dicas úteis a serem consideradas por alguém que planeja ter seu próprio negócio de prática veterinária.
Ganhe experiência. A vantagem de esperar mais alguns anos até que você comece seu próprio consultório é que você tem tempo para se concentrar em adquirir experiência de trabalho e outras habilidades práticas necessárias para ser um excelente veterinário. Nos primeiros anos de sua carreira, você pode trabalhar como aprendiz com um veterinário experiente, um conhecido hospital veterinário ou uma associação de bem-estar animal que precise de veterinários em treinamento. A experiência, as habilidades e o conhecimento agregados servirão bem e darão a confiança de que você precisa para começar sua própria prática.
Decida sua especialidade ou tipo de prática. Tal como acontece com os médicos humanos, também existem diferentes tipos de especialização para veterinários. Escolha se especializar em algo pelo qual você tem interesse e paixão. Considere algo em que você é realmente bom. Você pode se especializar em grandes tipos de animais, animais domésticos como animais domésticos ou gado, ou até mesmo animais exóticos. Seja o que for, você precisa se decidir por um tipo, porque a estrutura e as necessidades de sua clínica, incluindo sua tecnologia, instrumentos e equipamentos, dependeriam de sua especialidade.
Crie um plano de negócios. Visto que abrir seu próprio consultório também significa abrir seu próprio negócio, é essencial ter um plano de negócios. Inclua tudo o que puder em seu plano de negócios - questões financeiras, localização, equipamento, pessoal adicional, etc. Seja minucioso e certifique-se de ter coberto todos os aspectos.
Considere o tipo de tecnologia, instrumentos e equipamentos de que você precisa. Comece cobrindo primeiro todos os suprimentos básicos da clínica veterinária, instrumentos e equipamentos como monitores cardíacos e de oxigênio, balança, mesa de exame, termômetros, etc. Outras coisas maiores e mais complexas dependeriam de seu orçamento e necessidades. Por exemplo, se você está localizado perto de um grande hospital de animais, pode não ser uma prioridade conseguir uma tomografia computadorizada ou equipamento de raios-X. Em vez disso, você pode simplesmente dar referências para tomografias e raios-X para o hospital veterinário próximo, enquanto se responsabiliza pelos cuidados básicos de saúde dos animais.
Decida se deseja oferecer serviços adicionais. Algumas clínicas veterinárias obtêm sua renda adicional de serviços extras que fornecem, como a venda de uma variedade de produtos para animais de estimação (alimentos para animais de estimação, produtos básicos de higiene, brinquedos, vitaminas, etc.), oferecendo serviços de higiene para animais de estimação ou abrindo uma farmácia próxima. A oferta de serviços adicionais pode acabar sendo mais benéfica para os únicos negócios de clínica veterinária em uma área específica, uma vez que eles não têm outros negócios veterinários com os quais competir.
Abrir seu próprio consultório veterinário é o ideal para muitos aspirantes a veterinários. Mas é aconselhável não apressar esse processo porque um veterinário precisa de habilidades superiores e experiência suficiente para ser um excelente médico. Além disso, iniciar uma prática veterinária também é tanto um negócio quanto uma profissão. O planejamento cuidadoso e a tomada de decisão prudente também devem ser incluídos nele.