Como Conhecer o Trabalho de um Agente de Importação-Exportação?
David Vale
• 3 min de leitura
A importação e exportação de mercadorias é uma ótima maneira de buscar mais oportunidades de negócios e participar do comércio internacional, especialmente porque as empresas que se engajam em negócios em escala internacional crescem muito mais rápido. Existem mais mercados para escolher. Além disso, você também pode escolher quando comercializar produtos específicos, correspondendo às tendências de compra de um determinado grupo ou mercado.
Os agentes de importação-exportação têm potencial para ganhar muito com as transações que facilitam. Alguns agentes independentes de importação e exportação até se gabam de administrar o negócio com custos indiretos muito baixos. Além disso, o trabalho de agente de importação-exportação exige poucos investimentos financeiros. Uma boa capacidade de organização, capacidade de vender com diplomacia e tato e a dose certa de determinação são as únicas características de que um agente de importação-exportação precisa para dar conta do tipo de trabalho que esse trabalho exige. Ele busca oportunidades de negócios, procurando contatos nos diretórios comerciais.
Agente de exportação faz
Um agente de importação-exportação torna mais fácil para fabricantes e empresas chegarem ao mercado mundial. Ele combina fabricantes de produtos locais e produtos domésticos que desejam encontrar um mercado internacional para seus produtos. O agente procura estes mercados, faz uma ligação real e sólida e negocia uma relação comercial tanto com os fabricantes locais como com as empresas estrangeiras.
A comissão que um agente de importação-exportação recebe geralmente gira em torno de 10% da transação. Uma vez que existe um mercado ilimitado com centenas e milhares de fabricantes querendo entrar no mercado internacional, também deveria haver chances ilimitadas de fazer um bom negócio e obter um lucro constante trabalhando como agente de importação e exportação. O mercado europeu é altamente favorecido por fabricantes locais estrangeiros de automóveis, relógios, rádios, utensílios domésticos, roupas ou qualquer coisa que possa ser facilmente exportada.
Para um bom sistema de negócios, um agente de importação-exportação deve ter um telefone em seu escritório. Ele deve ter um sistema de arquivamento estável, ter cartões de visita em mãos, configurar uma máquina que atenda a todas as ligações e um papel timbrado elegante. Como parte do estabelecimento de contatos com várias empresas, ter um papel timbrado com aparência profissional será uma vantagem.
Agente de exportação
Uma das coisas importantes que um agente de importação-exportação precisa fazer é certificar-se de que ele se mantém atualizado sobre as tendências, leis e qualquer política relacionada ao comércio, negócios e manufatura em diferentes países. Conhecer o mercado tornará mais fácil entender seus clientes.
Combinar os mercados e fabricantes estrangeiros com os fabricantes e empresas da Europa é uma parte crucial do trabalho de um agente de importação-exportação. Ele contata distribuidores estrangeiros que farão a compra das mercadorias. Ele obtém um contrato assinado com um fabricante europeu, do qual você receberá este pedido. O distribuidor estrangeiro pode tomar providências quanto ao transporte ou agenciamento de carga e o agente não precisa mais se preocupar com esses assuntos. Se não for esse o caso, o custo extra de obtenção da mercadoria é incorporado junto com sua comissão no preço da mercadoria. Esses termos são acordados antes de qualquer troca.
Um agente de importação-exportação tem potencial para gerar lucros elevados. Trabalho árduo e forte conhecimento do negócio é o que garantirá que ele continuará a ter sucesso neste negócio.