Como compreender o gerenciamento de plantas industriais?
Santiago Ricardo Gaspar Mendes
• 3 min de leitura
O gerenciamento de instalações industriais é uma tarefa complexa que exige muita flexibilidade e um multitarefa eficaz. As plantas hoje em dia são muito complicadas em sua configuração. É claro que há um componente humano na produção, mas o envolvimento de máquinas, robôs e computadores torna a planta um mosaico de várias entidades de muitas peças menores que um gerente de planta industrial precisa pensar o tempo todo.
Revolução Industrial
Durante os primeiros anos da revolução industrial, os gerentes eram mais autoritários e lidavam principalmente com o negócio de distribuir instruções. Porém, hoje em dia, as pessoas no local ficam mais capacitadas e o sistema permite que sejam mais flexíveis e livres, desde que sigam as diretrizes da empresa. O gerente agora é relegado a ser a pessoa que concilia as difíceis tarefas de ter um dedo em cada panela e um olho em cada detalhe.
A maior habilidade que um gerente pode ter é liderança. Essas habilidades podem abranger uma ampla gama de especialidades, mas os melhores líderes são aqueles que extraem o melhor dos membros de sua equipe por meio do uso de muitos estilos de liderança. Enquanto alguns usariam sua estatura e posição para intimidar os colegas de trabalho a serem mais focados, os melhores líderes são aqueles que realmente tentam sinergizar os esforços da equipe para garantir que todos os esforços estejam indo em direção a um objetivo específico.
Delegar também é uma das habilidades de um grande administrador. Um líder deve conhecer os pontos fortes e fracos de cada membro; e através da análise e julgamento da situação, ele ou ela tem que aprender como jogar com as habilidades de cada pessoa para se certificar de que o potencial de cada um seja realizado e maximizado.
Chão de trabalho
Um gerente deve estar ciente do que está acontecendo o tempo todo. Isso significa que ele precisa de uma rede de subordinados e co-iguais que o alertem caso surja algum problema. Uma máquina quebrada, por exemplo, pode diminuir muito a velocidade de produção, então um gerente deve ter um plano de contingência para tal ocorrência. Como gerente, é sua função reagir às mudanças no local de trabalho.
Por último, uma manjedoura precisa ser um agente de mudança. Os líderes são visionários que não devem ser apenas a figura de proa de uma organização, mas também a personificação da essência ideológica da empresa. Quando de fato fazem isso, é mais provável que mereçam o respeito de toda a empresa. Os gerentes também devem fazer ajustes e novas maneiras de abordar as coisas para garantir que o negócio tenha um futuro brilhante. Uma abordagem de vanguarda para lidar com problemas e desafios é uma grande vantagem para um gerente. Ele deve estar ciente dos padrões de gestão de risco bem como as novas formas de mitigar os efeitos, caso haja tais riscos para a produção, seja com os colaboradores, os aspectos técnicos ou outras áreas do negócio.