Existem muitas situações na vida que podem ser definidas sucintamente como "difíceis". Um deles envolveria fazer perguntas difíceis, ou perguntas que podem ser difíceis de fazer e responder. Geralmente, porém, quanto mais difícil é uma pergunta, mais importante é que você saiba a resposta. Portanto, se você está procurando algumas dicas sobre como fazer perguntas difíceis, aqui estão algumas que podem ajudá-lo:
Faça uma pesquisa preliminar para saber detalhes suficientes. Para poder fazer perguntas inteligentes, você precisa saber o suficiente sobre o assunto. Isso permitirá que você use a terminologia adequada para perguntar com eficácia, sondar e saber quais detalhes não são essenciais e quais são. Do contrário, você pode ficar preso ao que não é essencial ou pode apenas ficar sabendo das respostas superficiais que realmente não contêm a informação que você está procurando.
Certifique-se de tudo o que você sabe. Para perguntas difíceis, em particular, você deve saber material suficiente para ter certeza absoluta do contexto da situação sobre a qual está perguntando. Caso contrário, a outra pessoa pode apenas alegar que você está apenas "imaginando" ou "inventando tudo". Mantenha o que você sabe, e é melhor se você for capaz de fornecer fortes evidências materiais para suas alegações.
Controle o seu temperamento. Seu principal objetivo é descobrir a resposta à sua pergunta, e não irritar a outra pessoa. Tente manter a calma ao perguntar e formule sua pergunta de maneira respeitosa. Tanto quanto possível, não pergunte de maneira confrontadora. Também é uma ótima ideia perguntar da maneira mais discreta e moderada possível, para que a outra pessoa não seja cautelosa e seja mais provável que você obtenha a resposta de que precisa.
Conheça algumas estratégias de perguntas e sondagens. Como mencionado anteriormente, fazer perguntas difíceis não significa que você terá que fazer de uma forma difícil e confrontadora. Às vezes, é melhor você obter a resposta se não estiver obviamente desesperado para obtê-la. Algumas opções que você pode considerar incluem perguntar em um ambiente íntimo ou não ameaçador; fazer a pergunta difícil depois que a outra pessoa se entusiasmou o suficiente com você; e fazendo a pergunta como se fosse apenas uma pergunta de acompanhamento a uma declaração que ele disse. Também é muito importante que você ouça atentamente a outra pessoa e esteja atento a alguns significados ocultos e insinuações que podem revelar a resposta de que você precisa ou que podem levá-lo a fazer a pergunta real que planejava fazer o tempo todo.
Certifique-se de ter os propósitos e intenções corretos para perguntar. Ao fazer perguntas difíceis, pergunte-se primeiro: Isso seria benéfico para você de alguma forma? É realmente da sua conta, ou você está apenas se intrometendo ou interessado nisso como fofoca? Se você avaliou que precisa saber sua resposta para seu próprio benefício pessoal (ou para o bem de muitos), então é altamente provável que a outra pessoa saiba que você está certo, e ela provavelmente estaria mais inclinado a lhe dar a resposta.
Esteja preparado para ouvir a resposta. E se você obtiver a resposta para sua pergunta difícil? Tem certeza de que estaria preparado para isso? E se você estiver melhor sem saber? Reserve um tempo para se preparar psicologicamente para o pior cenário possível. Lembre-se de que saber como fazer uma pergunta difícil não é nada comparado a saber como lidar com uma resposta difícil.
Aí está! Estas são apenas algumas dicas que podem ajudá-lo a fazer perguntas difíceis, seja qual for a situação. Boa sorte!